Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Araranguá: risco de queda da pista faz prefeitura interditar rua Rui Barbosa 

Local segue parcialmente bloqueado e deve passar por intervenções para evitar aumento da erosão 
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 20/06/2022 - 16:11 Atualizado em 20/06/2022 - 16:18
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A rua Rui Barbosa, em Araranguá, deve ficar parcialmente interditada por tempo indeterminado. A erosão da pista aumentou muito devido à força das águas no Rio Araranguá. Segundo um estudo feito recentemente, em alguns pontos, a via chegou a ceder aproximadamente 50 centímetros. Caso o problema se agrave, a rua poderá ser totalmente interditada. 

“Esse já é um problema recorrente no município de Araranguá. A erosão da pista na rua Rui Barbosa vem acontecendo há mais de uma década. A administração passada já investiu no local mais de R$ 200 mil na contenção. Foi um trabalho que acabou se tornando paliativo, mas infelizmente a pista voltou a ceder. Por medida de segurança o departamento e trânsito de Araranguá entendeu por bem bloquear aquela via parcialmente”, explica Sandro Ramos, diretor de comunicação da prefeitura de Araranguá.

Ramos pede que a atenção seja redobrada e que, se possível, os motoristas optem por ruas alternativas para entrar ou sair de Araranguá. “É uma área de erosão muito forte. É importante que o condutor redobre a atenção, principalmente para quem desce em maior velocidade. Só irá passar um carro por vez, então a gentileza no trânsito se faz necessária. Os veículos pesados devem evitar aquela via e optar por rotas alternativas”, alerta. 

Mapeamento e aproveitamento da área

“Nós já estamos monitorando o problema na rua Rui Barbosa faz um tempo. Em janeiro desse ano já havíamos feito um trabalho importante com o auxílio de câmeras subaquáticas, com apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Nesse estudo foi feita a análise e mapeamento dos pontos mais críticos. Uma empresa especializada também esteve no local fazendo um serviço de sondagem. Sendo assim, a análise de solo foi feita e devemos, com a Defesa Civil do Estado, usar gabiões para conter a erosão. Depois disso feito, iremos criar ali, além da via gastronômica, decks e uma bela área de passeio. Também não está descartado fazermos uma marina para pequenas embarcações”, acrescenta. 

Rua pode ser totalmente interditada

“A segurança sempre virá em primeiro lugar. Desde as cheias que tivemos em maio, estamos monitorando a erosão. Da última semana para cá começou a apresentar um volume de erosão muito maior e significativo. Se sentirmos a necessidade, por uma questão de segurança, a via deve ser toda bloqueada” explica o diretor de Comunicação da prefeitura de Araranguá. 

Problema recorrente

Em 2019, a rua Rui Barbosa chegou a ser bloqueada totalmente após o desmoronamento da encosta.  

Foto de 2019: Divulgação


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito