Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Araranguá: Fumaça de incêndio em turfa pode ser prejudicial?

Especialista explica quais os problemas são possíveis com a exposição à fumaça
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 18/11/2021 - 11:02 Atualizado em 18/11/2021 - 11:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Continua pairando sobre o céu de Araranguá, no extremo Sul do estado, a fumaça causada por um incêndio em região de turfa. Na manhã dessa quinta-feira, 18, moradores da região ainda relatavam o problema que se arrasta desde o último final de semana. A dúvida de todos é quanto ao malefício que a fumaça pode causar a saúde.

Por isso o Portal 4oito conversou com o médico pneumologista, Renato Matos, para avaliar a situação e os riscos. “A exposição a fumaça da turfa, ela pode sim, ser problemática. Evidentemente o grau de comprometimento varia de acordo com o tempo de exposição e com a situação de cada pessoa. Aquelas que não tem nenhuma doença crônica, principalmente pulmonar, geralmente têm sintomas mais leves (irritação nos olhos, no nariz, na garganta). O problema é diferente para aquelas pessoas que já tem doenças crônicas, principalmente pulmonares. Essas pessoas em contato com a fumaça terão, com certeza, exacerbação do seu quadro, mais tosse, mais falta de ar, mais chiado no peito. Então já que não há uma maneira simples de se controlar essa queima e a eliminação de fumaça, as pessoas com doenças crônicas devem dentro do possível, se manter afastadas dessa fumaça, mesmo que com isso tenham que trocar temporariamente de domicílio”, afirma o pneumologista.   
 
Incêndio em tufa (Fonte: Conexão Planeta)

Esse tipo de ocorrência é considerada pelo Corpo de Bombeiros, uma das mais difíceis de controlar.  Pode até parecer que não há fogo, em um primeiro momento, mas o incêndio pode tomar grandes proporções. O material pode ser altamente inflamável e a queima somente é contida se o local da ocorrência for resfriada com ajuda de água.

O que é turfa 

A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas (turfa de altitude). É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores etc. (fonte: wikipedia).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito