Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Após rompimentos, nova adutora será instalada pela Casan

Em um mês, três vazamentos foram registrados e deixaram cidades sem água
Por Enio Biz Criciúma, SC, 29/03/2022 - 09:44 Atualizado em 29/03/2022 - 09:54
Foto: Divulgação / Casan
Foto: Divulgação / Casan

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Moradores dos bairros Pio Corrêa, Jardim Angélica e Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, além de alguns bairros do município Içara, amanheceram com falta de água nas residências. O problema é consequência do rompimento de uma adutora no bairro Picadão, em Nova Veneza. Em entrevista ao programa Adelor Lessa desta terça-feira (29), o superintendente regional sul da Casan, Gilberto Benedet Júnior, falou sobre mais um rompimento ocorrido em menos de dois meses.

"Terceiro vazamento em um mês nessa adutora. Hoje, praticamente boa parte dos municípios já estão abastecidos. Quem está sofrendo mais com a falta d'água é a parte alta, que é a parte mais complicada de se abastecer, pois precisa restabelecer a rede por um todo para a água começar a chegar nas partes mais altas. Ontem pela manhã nossas equipes identificaram esse novo vazamento e fica a 800 metros do vazamento que ocorreu em fevereiro. Por volta de 15h30m, o serviço já estava concluído, e a partir daí retomamos o abastecimento da adutora. Às 17h30m, o sistema já estava reabastecendo os municípios", explica,

Ele confirmou que até a manhã desta terça (29), o fornecimento de água já havia sido retomado em Forquilhinha e Maracajá. Já boa parte de Siderópolis, alto do Rio Maina e as partes mais altas de Içara e bairros afastados de Criciúma continuam sem água. "Já tínhamos um planejamento, em 2019, para trocar essa adutora para fazer uma ampliação do aumento de captação de água da Barragem. Estamos desde o ano passado executando uma nova adutora, de ferro fundido, paralelo a atual adutora. A conclusão dessa adutora é agora em maio. Assim, poderemos desativar a de fibra e utilizar essa nova adutora para trazer mais segurança para a região. Vamos poder captar mais 50% mais de água da Barragem, ou seja, vamos aumentar uma vazão de produção de mil litros por segundo, que temos hoje, para 1.500 litros por segundo", informa Gilberto Benedet Júnior.

O reabastecimento total de água, após o rompimento da adutora, deverá ser normalizada até a madrugada desta quarta-feira (30).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito