Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Apesar de investimento, educação brasileira mantém baixo desempenho

País investe mais no setor do que outros que compõe a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
Por Redação Criciúma - SC, 26/08/2018 - 18:49
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Brasil gasta cerca de 6% do Produto Interno Bruto no setor da educação. O índice é maior do que o dos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 5,5%, como aponta a Confederação Nacional da Indústria, a CNI. Mas as avaliações de desempenho vão na contramão desse investimento.

Nas últimas duas décadas, o gasto per capita por aluno da escola pública no Brasil quadruplicou, mas os resultados da Prova Brasil de 2015 são piores do que o da Prova Brasil de 1995. No relatório Aspectos Fiscais da Educação no Brasil, do Governo Federal, o País está nas últimas posições em avaliações internacionais de desempenho escolar.

Segundo o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, é preciso melhorar a qualidade da educação, a gestão das escolas e valorizar os professores.

“Nós temos um grande atraso ano com relação a essas sociedades. E aí o que nós fizemos? Nós fizemos um esforço grande de universalização, mas nós ainda não conseguimos alcançar a qualidade necessária.”

Ainda de acordo com a CNI, o país levará mais de meio século para alcançar o produto per capita de países desenvolvidos, se continuar com a taxa média de crescimento do PIB nacional registrada nos últimos 10 anos, que foi de apenas 1,6%.

Tags: educação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito