Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ana Botafogo diz que é preciso treinamento e persistência no balé

Bailarina concedeu entrevista ao Do Avesso e virá a Criciúma no dia 18 deste mês
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 10/10/2018 - 15:40 Atualizado em 10/10/2018 - 16:20

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Acontece entre os dias 18 e 20 de outubro o Unesc em Dança, que terá palestra com a bailarina Ana Botafogo, uma das referências na área. Ela concedeu entrevista a Mano Dal Ponte e Pity Búrigo, no Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, falando sobre balé e curiosidades da dança.

"O Brasil tem grandes bailarinas, mas reconheço que sou uma da mais conhecidas", disse. Segundo ela, as meninas ainda nutrem o desejo de fazerem balé. "Ainda continuam sonhando, mas muitas desistem porque a vida é dura. Precisa ter paciência e persistência, tem que dominar o físico e a técnica do ballet, assim como os atletas que ficam sonhando em ir para a Olimpíada", afirma.

Foto: Luana Mazzuchello

De acordo com Ana Botafogo, qualquer pessoa pode fazer danças de salão e também balé clássico, embora quem comece na idade adulta não consiga se profissionalizar. No passado era comum que as bailarinas fossem mulheres pequenas, o que facilitava os movimentos.

"Antigamente era mais comum por ser mais fácil para o par, por ser menos pesada e mais fácil de manusear. Hoje em dia as bailarinas cresceram muito, fazendo os papéis que antes eram das mais baixinhas", comentou. Em relação aos homens no balé "o preconceito é muito menor, mas ainda existe", completou.

Unesc em Dança

Para falar sobre o Unesc em Dança, o Programa do Avesso recebeu também a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor e a coreógrafa da Companhia de Dança Unes, Viviane Candiotto.

O Unesc em Dança tem entrada aberta para todos os públicos, com diversas atividades ao longo dos dias. Incluindo oficina de dança, marcação de palco e outras palestras, com Marco Aurélio, de Blumenau e Bia Mattar, de Balneário Camboriú. Equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul devem participar.

Foto: Luana Mazzuchello

Confirma o Programa do Avesso completo: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito