Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amrec busca garantias para o futuro do abastecimento de água

Estudo aponta que, em 20 anos, Barragem do Rio São Bento será insuficiente. Área em Rio Cedro Alto pode ser a opção
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 11/10/2019 - 17:44 Atualizado em 11/10/2019 - 17:50
Barragem do Rio São Bento em tempos de estiagem, com volume abaixo da média / Arquivo / 4oito
Barragem do Rio São Bento em tempos de estiagem, com volume abaixo da média / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) está em busca de opções para garantir o futuro do abastecimento de água. O diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre, esteve em Brasília na semana passada e, em reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, tratou da liberação de recursos para a construção de novas barragens no Sul catarinense. A estimativa é de que, dentro de 20 anos, a única fonte de abastecimento da região, a Barragem do Rio São Bento, seja insuficiente para o consumo e a irrigação.

Há um projeto inicial, elaborado pelo Ipat Unesc desde 2014, que prevê a construção de uma nova barragem em Nova Veneza, na comunidade de Rio Cedro Alto, em uma área de 134 hectares. “Fomos a Brasília para saber que direcionamento o governo dará em relação a projetos e recursos. Soubemos que eles tão investindo em irrigação e marcamos um encontro sobre essa questão. Aqui na região dependemos muito da água e só temos uma fonte de captação. É possível que a nova barragem seja utilizada para uma hidroelétrica. Tem que ver qual setor ganharia mais apoio neste momento, se é pela energia também”, apontou Lei.

O estudo, com aval da Epagri, levantou inicialmente 12 áreas. Quatro delas foram consideradas viáveis, duas em Nova Veneza e duas em Morro Grande, e restou como preferencial esse espaço que consta do estudo em andamento.

A direção da Amrec manteve novo encontro com a Unesc para determinar a verba necessária para a elaboração final do projeto, que será encaminhado ao ministério. Lideranças regionais já estão sendo buscadas para conseguir o apoio político e levar adiante a proposta.

A questão da água aparece como um problema na região. “A população vai crescendo, começa a faltar água de um lado e de outro, daqui a pouco pode haver um colapso. A barragem do Rio São Bento tem, sei lá, mais 20 anos de vida. Qualquer estiagem que tem dá problema em algum setor da agricultura”, finalizou Lei. 

Ainda não há nenhum prazo sobre a elaboração do projeto, nem estimativa de verba necessária para a construção da nova barragem. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito