Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Amin propõe abatimento de dívidas dos Estados com a União (VÍDEO)

Senador também pediu ao presidente do Senado que acelere o despacho da proposta
Por Redação Brasília, DF, 24/03/2022 - 11:35 Atualizado em 24/03/2022 - 11:50
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O senador Esperidião Amin (PP) anunciou um projeto de lei complementar (PLP 35/2022), de sua autoria, subscrito pelos senadores catarinenses Dário Berger (PSB) e Jorginho Melo (PL), que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele informou que a proposta permitirá que estados possam investir recursos próprios para fomentar o andamento de obras de responsabilidade do Governo Federal, abatendo-se esses valores do montante de suas dívidas.

O senador também pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que acelere o despacho da proposta para que tenha rápida tramitação devido à importância do tema.  Em sua opinião, a lei em questão será “genérica e abrangente”, e proporcionará o equilíbrio federativo entre os estados e a União. Citou como exemplo o que ocorreu em Santa Catarina, que transferiu R$ 465 milhões para que o governo federal pudesse dar prosseguimento à execução de obras federais de infraestrutura no estado.

“Permitam-me, agora, generalizar: se é justo que um estado da Federação, com o consentimento do Governo Federal, por meio de um convênio, coloque recursos seus para que o Executivo apresse obras federais (como acima referi, trata-se do caso de Santa Catarina), acredito ser justo que o mesmo procedimento se estenda a qualquer outra unidade da Federação. Qualquer outra unidade, em situação semelhante, também deve poder utilizar recursos próprios em obras federais em seu território.  Uma vez repassados e aplicados, é justo que sejam utilizados para abater a dívida do estado com a União”, argumentou. 

Confira o que disse o senador no vídeo:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito