Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alunos do Programa Defesa Civil na Escola participam de formatura

Mais de 90 estudantes de quatro escolas de Morro da Fumaça participaram do projeto
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 02/12/2021 - 16:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante o segundo semestre de 2021, mais de 90 alunos das quatro escolas da Rede de Ensino de Morro da Fumaça que possuem o Fundamental II, participaram do Programa Defesa Civil na Escola.

Neste período, os estudantes dos 7ºs anos aprenderam sobre prevenção e gestão de risco de desastres junto à comunidade e a Proteção e Defesa Civil do município.

A iniciativa foi possível por meio da parceria da Defesa Civil de Santa Catarina, Instituto Federal Catarinense, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, com a presença e acompanhamento da direção, professores e estudantes das escolas participantes. “A Defesa Civil é um órgão que realiza ações importantes no combate à desastres e termos esta parceria com ele nos orgulha. Isso, sem contar que levará muitos ensinamentos aos alunos de Morro da Fumaça, os preparando e mostrando a importância dos temas propostos”, fala o prefeito, Noi Coral.

A formatura dos alunos das escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari e Vicente Guollo ocorreu no palco montado na Vila Natalina, no Centro da cidade e reuniu, ainda, autoridades, pais e professores.

O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo enfatiza a atuação da Defesa Civil e como esta ação contribuirá ainda mais com o trabalho. "Estamos felizes com esta parceria que proporciona levar tantos ensinamentos aos alunos destas escolas. Eles são disseminadores destes aprendizados e levarão tudo isso para as suas famílias”, cita.

A formatura contou ainda com a presença do coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira e integrantes do órgão.

Instrução e capacitação

Durante a formação, o programa incorporou a temática “Proteção e Defesa Civil na Escola”, instruindo e capacitando professores e estudantes para serem multiplicadores através do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil, atuando de forma compartilhada e eficaz. “O Programa Defesa Civil na Escola alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes. Foram meses de muitos aprendizados em que vimos toda a dedicação e interesse de nossos alunos”, conta a secretária de Educação, Greicy Salvador Zaccaron.

A implantação do projeto seguiu alguns passos, como capacitação dos professores, implantação das atividades e ações nas escolas, conforme planejamento e cronograma; acompanhamento e monitoramento do processo a ser realizado em conjunto pelas organizações e órgãos envolvidos; elaboração de relatórios de resultados; apresentação dos resultados e formatura. “O trabalho da Defesa Civil é a prevenção e quando engajamos os nossos alunos, acabamos por minimizar os riscos, além de formar cidadãos conscientes e que contribuem com o meio onde vivem. A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), Lei 12.698 de 2012, tem em seus principais preceitos a autoproteção e o programa Defesa Civil na Escola é uma forma de assegurar o cumprimento da legislação", relata o coordenador municipal da Defesa Civil, Natan de Souza.

Ampliação do projeto

Sucesso em 2021, agora Morro da Fumaça irá ampliar a atuação no próximo ano. “Iremos aumentar o número de turmas e alunos, contribuindo para levar as informações a ainda mais famílias”, revela Greicy.

Além de todas as informações repassadas em sala de aula, em 2022, os alunos ainda participaram de saídas a campo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito