Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Alunos da rede municipal de ensino de Criciúma apresentam projetos de Robótica

Material apresentado no Paço Municipal faz parte de um projeto realizado pela Prefeitura de Criciúma em parceria com o SESI SENAI
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 06/12/2019 - 22:59
Foto: Divulgação / Prefeitura de Criciúma
Foto: Divulgação / Prefeitura de Criciúma

A tarde dessa sexta-feira, 6, foi a apresentação de projetos e do conhecimento adquirido pelos alunos das escolas municipais de Criciúma que fazem parte do Programa “Robótica Educacional”, desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação e que conta com a parceria do SESI SENAI. A iniciativa iniciada este ano, possibilitou a mais de 200 alunos do 8º e 9º ano da rede pública municipal de ensino a possibilidade de ter um contato direto com as novas tecnologias, com a Robótica Arduíno, garantindo assim, o conhecimento na área tecnológica, se preparando, desta forma, para o mercado de trabalho.

“Nessa tarde, os alunos que participaram do projeto apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante as aulas que ocorrem no contraturno escolar. Durante todo esse processo de trabalho, os estudantes reforçaram a importância das habilidades do profissional do futuro. A maioria deles teve uma grande identificação com este projeto”, garante o coordenador dos cursos de qualificação profissional do SENAI de Criciúma, Geovanes Barcelos Junior.

Para o aluno da EMEIEF Angelo De Luca, Tiago Medeiros Muzikante, as aulas mostraram o caminho que ele pretende seguir no futuro. “Gostei muito do curso e percebi que realmente quero seguir uma profissão voltada à área da tecnologia e essas aulas foram muito importantes para a minha decisão”, enaltece o estudante.

A formatura destes primeiros estudantes será realizada no dia 10 de dezembro, a partir das 14h, no teatro Elias Angeloni.

“Este foi um projeto desafiador, onde a Secretaria de Educação de Criciúma se uniu as instituições de ensino para levar à frente este projeto que deu muito certo. É uma iniciativa que nos possibilita transformar os alunos por meio da educação”, enaltece a secretária de educação de Criciúma, Roseli de Lucca.

Para o próximo ano, mais turmas previstas 

Em 2019, o programa contou com quatro horas de aulas ministradas, uma vez por semana, por instrutores do SENAI com especialização em gestão, empreendedorismo e tecnologia robótica. O SESI SENAI foi responsável pelas escolas: EMEIEF. Giácomo Zanette, EMEIEF. José Rosso e EMEIEF. Pe. Ludovico Coccolo, EMEF. Dionízio Milioli, EMEIEF. Angelo De Luca e EMEIEF. Serafina Milioli Pescador.

“Em 2020 nossa intenção de ampliar o projeto. Hoje são 30 turmas que participam desta ação. Nosso objetivo é aumentar para 100. Nesta tarde estamos apresentando a materialização de uma ideia que saiu do papel e vai continuar sendo realizada e transformando ainda mais a vida dos nossos estudantes”, garante o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.