Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alunos da Escola S conquistam vagas para torneio F1 in Schools e FTC

Resultados da etapa regional disputado online foi divulgado nessa sexta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 29/11/2020 - 20:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais uma vez, a Escola S de Criciúma, rede de educação da FIESC composta por SESI e SENAI, foi destaque em torneios de robótica. Nessa sexta-feira (27) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio conquistaram todas as vagas da primeira etapa regional do F1 in Schools com as equipes Fenikso, Spark e Alpha, além de garantir o primeiro lugar no FIRST Tech Challenge (FTC) com os Carvoeiros RoboTECH. O F1 in Schools é uma iniciativa realizada em diversos países que busca inserir os estudantes no mundo corporativo, e é apoiado pela Fórmula 1. Já no FTC, os competidores criam robôs maiores e com materiais mais variados.

Segundo a supervisora do ensino médio e contraturno, Gabrieli Borges Ugioni Felipe, em ambas as categorias, as equipes precisaram fazer a elaboração de um portfólio de engenharia e agora com a classificação, a responsabilidade aumenta, pois além de fazer toda análise técnica dos carros, fazendo uso de conceitos de física, química, matemática e engenharia, eles ainda terão que preparar um plano de negócio, sem deixar de lado da missão de inspirar a sociedade, com ciência e tecnologia. “Essa conquista só veio para firmar a força do STEAM da nossa escola. No F1,  10 equipes disputaram 3 vagas e a nossa escola levou as três vagas. Já na modalidade FTC, 7 equipes disputavam 3 vagas e nós ficamos em primeiro lugar”, pontua Gabrieli.

Devido a pandemia, os treinos foram realizados online, onde os professores buscaram ferramentas de comunicação e gestão para otimizar o tempo e manter a produtividade. “Nossa equipe passou pela primeira etapa da seletiva regional que foi realizada online, onde os alunos tiveram que desenvolver um Caderno de Engenharia, explicando todo processo de construção e programação do robô, desde os estudos de ciências, matemática, física até a modelagem em softwares em 3D. Agora a equipe vai se preparar para a segunda que acontecerá em abril na nossa escola, essa é a primeira vez que o Torneio de Robótica regional vai ocorrer na cidade de Criciúma”, conta a professora e técnica de robótica, Aline Crispim.  

Em razão da classificação para a regional do FTC, as três equipes que conquistaram as vagas também estarão na etapa nacional que irá ocorrer em maio, em São Paulo. “Os alunos passaram uns dois meses trabalhando no desenvolvimento de minicarros de Fórmula 1 e pensando em toda a questão de aerodinâmica, engenharia, física e conceitos que apresentem o carro com ótimo benefício em corrida. A pandemia atrapalhou, pois praticamente todos os encontros foram online, apenas em alguns momentos e com poucos alunos estivemos presenciais, então é uma gratificação ter esse reconhecimento dos nossos estudantes”, completa o professor e técnico, Cleber Marinho.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito