Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aluna de Forquilhinha vence concurso estadual da CDL

Estudante Ashley da Luz Aguiar recebeu a premiação na Escola Waldemar Casagrande
Por Redação Forquilhinha, SC, 27/11/2019 - 17:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A estudante de Forquilhinha, Ashley da Luz Aguiar, venceu o concurso estadual CDL na Escola – Liga Sustentável 2019. Uma premiação foi entregue para a aluna do 4º ano da Escola Municipal Waldemar Casagrande e o professor de artes, Rafael Back, responsável pela orientação e o suporte no desenvolvimento dos trabalhos com os alunos na escola. O tema proposto pelo concurso este ano foi “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”.

O trabalho de Ashley ficou em primeiro lugar na categoria desenho, entre os 159 concorrentes na disputa estadual. “Fiquei muito feliz quando soube que o meu trabalho foi escolhido pelos jurados. Na minha família eles brincam que sou a primeira a ganhar prêmio em desenho e redação, pois os meus irmãos só ganharam pelo esporte”, revelou a estudante de 10 anos, que este ano também foi premiada pelo projeto “Estudante Cidadão” na categoria redação.

Para chegar na fase estadual não foi uma tarefa fácil. Foi preciso passar pela etapa municipal, que envolveu 923 escolas e mais de 124 mil desenhos em Santa Catarina. Em Forquilhinha, foram seis escolas municipais participantes. Somente na Escola Waldemar Casagrande, houve a participação de 380 alunos do 1º ao 5º ano. Cada escola precisou selecionar um trabalho de cada categoria para disputar a fase municipal, e cada município selecionou um trabalho para representá-lo na fase estadual do concurso CDL na Escola.

Auxílio dos professores

As escolas tiveram o envolvimento de diversos professores para coordenar os trabalhos do concurso. Na escola de Ashley, o professor Rafael Back abraçou a ideia sobre o tema proposto com os alunos. “Foram dois meses de trabalho sem nem falar sobre o prêmio, para que todos pudessem desenvolver a criatividade de forma espontânea. O nosso grupo escolar trabalha bastante a temática sobre o meio ambiente e isso facilitou no processo de estímulo e resposta das crianças”, disse.

Com o andamento dos trabalhos, o professor conseguiu identificar aqueles que tinham mais chances de se destacar no concurso. “Muitos entendem a proposta, mas nem todos conseguem executar. A Ashley teve êxito em todas as fases de desenvolvimento, e conseguiu construir um desenho que respondesse as perguntas do concurso com muita técnica”, comenta Back.

Satisfação com o resultado

Os colegas de Ashley aplaudiram quando ela voltou para a sala de aula com a premiação em mãos. “A gente fica muito feliz pela criança, o professor orientador e por todos os educadores que passaram pela vida de Ashley e permitiram que ela pudesse aprimorar ainda mais os seus conhecimentos”, conta a diretora da Escola Waldemar Casagrande, Mariléia Preis de Faveri.

A secretária de Educação, Sonia Regina Silveira Gonçalves, e a chefe de departamento da Educação, Daiana Candido da Silveira Minatto, acompanharam a entrega da premiação e parabenizaram os participantes do concurso. “A Federação da CDL acredita neste projeto com as escolas focando a biodiversidade. Enxergamos nos alunos uma nova geração que vai contribuir mais na preservação do meio ambiente”, resume a gestora da CDL de Forquilhinha, Bruna Formigoni Amboni.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito