Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alteração beneficia 1,8 mil alunos da Rede Municipal de Ensino

Mudança contempla estudantes do 1º ao 9º ano das escolas em tempo integral
Por Redação Criciúma - SC, 02/03/2018 - 17:27 Atualizado em 02/03/2018 - 17:29
(foto: Émerson Justo/Decom)
(foto: Émerson Justo/Decom)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para otimizar o ensino e aprendizagem nas cinco escolas em tempo integral do município, a Secretaria de Educação realizou mudanças no currículo escolar do 1º ao 9º ano. A partir do primeiro dia do ano letivo de 2018, as escolas integrais passaram a funcionar com a base curricular comum no período matutino, e as oficinas no período vespertino.

Conforme a coordenadora pedagógica, Zulma Nascimento Guidi, durante todo ano de 2017 foi realizado um estudo nas escolas em tempo integral. "Percebemos que o currículo integrado, ou seja, as disciplinas do núcleo comum, intercaladas com as oficinas, no mesmo período, não estavam surtindo o resultado esperado em relação a aprendizagem dos alunos. Então, este ano, separamos: no período matutino ocorre a base comum curricular, e no período vespertino ocorrem as oficinas", explica.

A nova estrutura foi aceita pelo Conselho Municipal de Educação (Comec). As mudanças ocorreram nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Carlos Gorini, Linus João Rech, Acácio Alfredo Villain, Vilson Lalau e Padre Paulo Petruzzellis. Os estudantes permanecem na escola das 7h30 às 17h e recebem cinco refeições diárias. Atualmente, o município possui 1,8 mil alunos matriculados em tempo integral no ensino fundamental.

A escola Vilson Lalau, pelo grande número de alunos, terá a base curricular comum e as oficinas nos dois períodos. De acordo com a coordenadora pedagógica, Luciana Milioli Vieira, os colégios escolheram as oficinas que são oferecidas em cada unidade. Este ano entraram para o currículo sete novas oficinas: rugby, balé, xadrez, informática, danças regionais, declamação e acompanhamento pedagógico.

"A oficina de acompanhamento pedagógico é obrigatória em todas as unidades e visa sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos de forma mais lúdica. Toda essa mudança está focada no ensino e aprendizagem. Percebemos que as crianças conseguem ter mais concentração e fluidez na hora de aprender", destaca Luciana.

Segundo a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo, a mudança foi positiva e já mostra resultados. "Estamos percebendo a diferença em nossos alunos. Estão mais focados enquanto estão em sala de aula e mais alegres nas oficinas. Com isto, estamos aumentando a qualidade da nossa educação, que é a nossa meta", ressalta.

Oficinas oferecidas:

Karatê

Rugby

Xadrez

Informática

Balé

Acompanhamento Pedagógico

Artesanato e Mosaico

Dança e Declamação

Hip Hop/Capoeira/Grafite

Música/Coral/Instrumentos/Fanfarra

Futebol/Futsal

Teatro

Pesquisa

Tags: educação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito