Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Altair Magagnin estreia na Som Maior e 4oito

Apaixonado por rádio desde criança, jornalista reforça a equipe em comentários e postagens a partir desta segunda
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 17/11/2019 - 13:13
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após quase 10 anos longe da rotina do rádio, mídia que lhe inspirou a se tornar jornalista, Altair Magagnin está de volta. Ele passa a integrar a equipe da Som Maior e do Portal 4oito oficialmente a partir desta segunda-feira, 18. Já consolidado na cena do jornalismo político de Santa Catarina, Altair retorna a Criciúma para trabalhar com aqueles que, segundo ele mesmo, foram os seus ídolos no início de sua carreira.

“Eu fiz a faculdade de jornalismo porque eu sempre fui apaixonado por rádio, passava boa parte do meu tempo ligado. Os caras com quem eu comecei a trabalhar, que coincidentemente estão aí até hoje, eram os meus ídolos, eram as pessoas que eu gostava de ouvir. Sempre gostei de informação, ouvia desde o AM até o FM e acabei fazendo jornalismo em função do rádio”, confessou.

A primeira experiência profissional de Altair com o jornalismo veio logo após o término da faculdade, em 2005, quando teve a oportunidade de cobrir as férias de Adelor Lessa na antiga rádio Antena 1. Daí para frente, trabalhou em diversas editorias de veículos importantes da região, como as rádios Eldorado e a Difusora, até chegar na editoria que o consagrou como o jornalista que é hoje - a política. 

“No Jornal da Manhã eu comecei a fazer reportagens. No começo um pouco de tudo, apesar de estar sempre pisando na política. Depois de três anos acabei indo para Florianópolis para trabalhar no Notícias do Dia, onde fui editor de política por um bom tempo até me tornar colunista de política. Acompanhei as eleições de 2014, 2016 e 2018, definitivamente um grande desafio”, destacou o jornalista.

Para Altair, os grandes desafios sofridos por um jornalista político podem ser resolvidos com algumas ações básicas, como por exemplo ter um bom relacionamento com as fontes e manter uma distância segura das mesmas. “Eu procuro não ser amigo da fonte, sou apenas um repórter que vai atrás da informação. O grande desafio é estar bem informado e saber o que está acontecendo para poder apurar e transmitir a informação de maneira correta, sempre se atentando os interesses por trás dos políticos”, comentou.

Entre os momentos mais marcante de sua carreira, o jornalista destaca a queda do prédio dos Correios em Içara em 2005 e a cobertura das próprias eleições de 2018 como algumas das mais importantes. “A queda do prédio dos correios aconteceu pouco tempo após eu ter começado a trabalhar como jornalista. Já a cobertura das eleições mais recentes foi bem trabalhosa, uma busca por furos e previsão de cenários bem difíceis mesmo”, afirmou.

Segundo Altair, às expectativas para a sua volta a rádio são as melhores possíveis - mas sempre acompanhadas de um pequeno frio na barriga. “Eu estou bem ansioso, é uma missão e uma responsabilidade grande estar representando a Som Maior na capital catarinense, buscar informações e se manter sempre antenado a tudo que está acontecendo. Estou muito motivado mas, claro, sempre com um frio na barriga”, concluiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito