Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alouatta, de Treviso, recebe doação do Mizuno Uphill Marathon

Resultados do Projeto "Quem Ama Deixa Voar", fez com que a parceria fosse reeditada
Por Redação Treviso, SC, 03/09/2019 - 16:14
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Instituto Alouatta recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a doação de recursos do evento Mizuno Uphill Marathon, realizado no último fim de semana na Serra do Rio do Rastro. O Instituto, que tem sede em Treviso, aplicou a doação de 2018 no projeto "Quem Ama Deixa Voar", atendendo 350 crianças de 7 aos 16 anos.

Segundo um dos fundadores do Instituto, Paulo Cadalora, a manutenção da parceria é fruto dos resultado obtidos no ano passado e da boa prestação de contas. "O projeto Quem Ama Deixa Voar engloba uma série de ações desenvolvidas junto a comunidade do município de Treviso. O objetivo é fomentar o turismo de natureza e a conservação de áreas naturais", afirma Paulo. A doação recebida em 2019 dobrou seu valor, e segundo a coordenação do Instituto Alouatta, servirá para ampliar o projeto gerando possibilidades geração de emprego e renda por meio do turismo de natureza, aliado a educação e conservação. 

Coordenado pelo Instituto Alouatta, o projeto ensaiou seus primeiros voos em 2015, por meio de uma oficina de observação de aves voltada às 200 crianças do ensino municipal. O primeiro resultado já apareceu com a eleição da ave símbolo de Treviso. "Não por acaso a ave eleita foi o trinca-ferro, pássaro mais caçado na região pelo seu belo canto", relata Paulo. Segundo ele, foi assim que nasceu o primeiro movimento para uma mudança. "Utilizando a melhor ferramenta, a 'educação'", pontua.

Histórico

Em 2016 foi organizado pelo Instituto Alouatta o primeiro seminário técnico para discutir o turismo de observação de aves na região, que reuniu especialistas locais e vindos outros estados. A discussão ganhou força com base no plano de manejo da reserva biológica do Aguaí que revela que 12% das aves brasileiras de um total de 1.919 espécies podem ser encontradas na região, somente em Treviso já foram registradas 241 espécies. Ainda em 2016 a oficina de observação de aves junto a escolha da ave símbolo de Treviso ganha o prêmio estadual Fritz Müller como melhor projeto de turismo ecológico de Santa Catarina.

No ano seguinte foi elaborada uma cartilha de educação ambiental parceria entre o instituto Alouatta e a prefeitura de Treviso, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtrev) e da Secretaria de Educação de Treviso. O material foi distribuído a todos alunos do município.

Já em 2018 o projeto trás o primeiro curso destinado a observação de aves da região e reuni 12 alunos. Destes nove formaram o Clube de Observadores de Aves de Santa Catarina (OBA), que hoje já conta com 21 membros e já possui uma exposição itinerante de fotos de aves do sul catarinense. E nesse mesmo ano o projeto "Quem Ama Deixa Voar" através de parceria entre o Instituto Alouatta, grupo escoteiro Leão Baio, de Treviso, e a Polícia Militar Ambiental, iniciam a transformação de gaiolas apreendidas com aves silvestres em objetos de decoração aliando educação e conservação. A customização das gaiolas é acompanhada pela artesã Larissa Maciel, junto as crianças atendidas pelo projeto bem como o acompanhamento da coordenação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Reserva Biológica do Aguaí (REBIO).

O projeto vem sendo apresentado em diversos seminários e congressos nacionais, como Avistar Brasil, maior congresso de observação de aves do pais, realizado em São Paulo; e recentemente no Congresso Brasileiro de Turismo de Natureza, em Ilhabela, no litoral paulista.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito