Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Alimentação: importante aliada na redução dos sintomas da endometriose

Por ESPAÇO NATURAE 15/07/2022 - 05:45 Atualizado em 24/08/2022 - 16:55 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Segundo Tamy Colonetti, Nutricionista Clínica em Saúde da Mulher, do Espaço Naturae, a endometriose é uma condição clínica que afeta de 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. “Em alguns estudos a endometriose é relatada em 50/60% das mulheres e adolescentes com dor pélvica e até 50% das mulheres com infertilidade. Seu desenvolvimento pode variar de acordo com fatores genéticos, endócrinos e imunológicos e, por isso, se faz necessário o acompanhamento de médico ginecologista para diagnostico e estadiamento”, explica acrescentando que a alimentação é importante aliada na redução dos sintomas”.

Alimentação e a endometriose
“Alimentos ricos no fornecimento de antioxidantes, anti-inflamatórios e fontes de vitamina “C” e “E” (com variedade de frutas, legumes e vegetais), tem potenciais benefícios para a redução dos sintomas apresentados nas mulheres com endometriose. Sempre com a devida avaliação e acompanhamento”, destaca a profissional. 

Tamy fala sobre as oleaginosas (grupo que inclui as castanhas). Esse grupo, além do fornecimento de vitamina E, possuem outros nutrientes importantes para função imunológica e antioxidante, e são boas fontes de gorduras mono e poliinsaturadas. Os polifenóis, presentes no chá verde, na cúrcuma e no gengibre, também são boas opções para ter no cardápio”.

Por outro lado, a nutricionista ressalta que o consumo frequente de cafeína, carnes vermelhas, embutidos, laticínios e alimentos com elevado teor de gordura saturada estão entre aqueles que apresentam piora dos sintomas. “Também é importante avaliar o funcionamento adequado do intestino. A disbiose intestinal com alteração do padrão de bactérias presentes no intestino foi encontrada em mulheres com endometriose”.

Avaliação individualizada 
De acordo com Tamy alguns suplementos, quando associados à alimentação adequada, podem trazer benefícios para essas mulheres, ‘destacando-se o ômega-3, probióticos e vitamina D (após análise bioquímica). É importante que seja feita uma avaliação que respeite a individualidade de cada mulher; e que haja o acompanhamento e o planejamento alimentar por profissional nutricionista que atue na área da saúde da mulher”, concluiu a profissional.

*Endometriose: é o crescimento do tecido endometrial em locais extra-uterinos. O tecido é mais comumente implantado sobre e sob as superfícies viscerais e peritoneais dentro da pelve feminina, mas também pode ser encontrada no tecido conjuntivo da região extra-pélvica. 


Espaço Naturae: equipe multiprofissional especializada

O espaço Naturae conta com uma equipe multiprofissional especializada, a exemplo da Nutricionista Clínica com ênfase na Saúde da Mulher e gestantes, Tamy Colonetti. Além dela, Sara Daminelli Nunes (nutricionista clínica funcional, com especialização em avaliação metabólica e vegetarianismo); Gabriela Búrigo (nutrição para crianças e adolescentes); Maria Cristina de Souza (nutricionista clínica funcional; alergia alimentares); Bruno Pieri (nutricionista clínico esportivo; e pós-bariátricos; Angela Bongiolo (médica endocrinologista e metabolismo); Iveraldo Amboni Filho (médico especialista em medicina regenerativa); e Fernanda Burg Conti (psicóloga - psicoterapia cognitivo-comportamental e orientação de Pais).

A Naturae fica localizada na Rua Augusto dos Anjos, 149; bairro Pio Corrêa, em Criciúma. Contatos podem ser feitos por e-mail: [email protected], ou por telefone: 48 3433.9829 - 48 99171.6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito