Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Alfaiataria deixa de ser a escolha apenas para looks formais

Utilizar as peças com t-shirts, moletons ou tênis traz uma combinação mais despojada
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 22/08/2021 - 16:10
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um estilo que consegue transitar entre os gêneros e todas as estações. Essa é a alfaiataria, que nos últimos anos deixou de ser o sinônimo de roupas formais e ganhou destaque nos armários inteligentes. Hoje, além de aproximar a moda masculina da feminina, estreitando esse padrão na hora de se vestir, possibilita a criação de diversas combinações casuais e descontraídas.

Durante a 25ª edição do Minas Trend – realizado em outubro do ano passado em Belo Horizonte – diversos estilistas apostaram nesse estilo como sendo atemporal, destacando os blazers alongados e acinturados. Para aqueles que desejam estar confortáveis e mesmo assim dentro da moda, apostar na alfaiataria pode ser uma ótima opção. Por ser confeccionada em tecidos leves, possibilita o seu uso durante todo o ano.

As peças de alfaiataria, sejam camisas ou calças, permitem a mescla com outros elementos mais despojados, diminuindo a seriedade do look. “Podemos usar uma calça de alfaiataria e uma t-shirt. Se complementar com um tênis fica uma combinação cool e fashion ao mesmo tempo. Criar essas junções faz com que o look não fique tão formal”, afirma a gerente da Mark at Place – loja conceito no Criciúma Shopping –, Helen Moraes.

Hoje, muitos ficam receosos na hora de usar a alfaiataria, porém ela é considerada um coringa, já que pode ser combinada com moletons, jeans, tênis ou sapatos sociais. Grande parte dessa mudança – do look social para o mais casual – aconteceu por causa da nova geração, que costuma apostar em um estilo menos sério. As peças desse modelo respeitam as medidas do corpo e apresentam acabamentos que valorizam o conjunto, além de possuírem uma modelagem diferenciada na hora do corte.

Tendo bastante opções no branco, preto e xadrez – com a estampa pied-de-poule –, ela traz para este ano uma variedade de mangas bufantes na parte da camisaria e uma pegada mais curta nas calças. Para os homens, ela continua mais tradicional, porém, na Mark at Place, já aumentou a procura por calças masculinas mais justas. “Elas estão no recorde de vendas. O homem está mais vaidoso e muitos querem um modelo que evidencie mais o sapato que estão usando, seja um mocassim ou uma bota”, explica Helen.

Uma dica para incrementar a produção do público masculino é investir em acessórios modernos, como relógios com pulseira de lona, gravatas de cores marcantes ou algumas pulseiras. Usar peças de cores vivas e contrastantes, que tragam pontos de cor e saiam um pouco das cores sóbrias e neutras, pode trazer um ar mais despojado.