Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alesc define tramitação da reforma da previdência

Decisão foi tomada de forma unânime em uma reunião conjunta realizada na manhã desta quarta-feira
Por Redação Florianópolis, SC, 07/07/2021 - 15:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O calendário de tramitação da reforma da previdência dos servidores públicos estaduais foi definido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. A decisão foi tomada de forma unânime em uma reunião conjunta realizada na manhã desta quarta-feira, 7, pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Uma alteração em relação ao trâmite proposto pela Presidência da Casa foi uma inversão de datas proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT). Inicialmente agendado para dia 19, o prazo limite para a apresentação de emendas à Proposta de Emenda à Constituição 5/2001 e ao Projeto de Lei Complementar 10/2021. “Não faz sentido realizar a audiência pública depois das emendas”, comentou. O presidente da CCJ, deputado Milton Hobus (PSD) afirmou que era “coerente atender” o pedido. Já o deputado Marcos Vieira (PSDB), que preside a Comissão de Finanças, propôs que as emendas possam ser recebidas até dia 22. 

Outra definição adotada na reunião foi o prazo para a inscrição de entidades representativas que desejem apresentar sugestões e demandas. Todos os segmentos têm até às 18h do dia 12 para se manifestar. No dia seguinte, em uma reunião conjunta extraordinária dos três colegiados, será apresentada e votada uma minuta para definir a dinâmica da audiência pública.

Também ficou estabelecido que serão feitas diligências ao Poder Executivo, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público estadual e à própria Alesc. “O intuito é que os poderes conversem internamente e mandem para cá as suas demandas”, explicou Hobus. A data máxima para essas manifestações também será 22 de julho. O calendário continua no dia 28, data da apresentação do relatório preliminar sobre a reforma. Em 3 de agosto será apresentado e votado o relatório conclusivo e, no dia 4, a reforma terá votação no plenário da Assembleia Legislativa

Divergências

Para o deputado Fabiano da Luz (PT), aprovar uma “reforma tão importante” em 30 dias é temerário. “A gente entende que o governo precisa aprovar, mas não é necessário ser assim”, citou. Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado José Milton Scheffer (PP) respondeu que o prazo “não é apenas 30 dias”.  Segundo ele, a matéria já foi discutida na Alesc e foi retirada para ser aperfeiçoada. “O governo ouviu durante quase uma semana grupos de deputados e segmentos, ouviu sindicatos, associações de funcionários e depois a proposta veio para cá”, citou. O deputado Sargento Lima (PSL) discordou. Na avaliação dele, a proposta entregue agora “não é de longe semelhante” à primeira.

Houve divergência também sobre quem poderá participar da audiência pública. O deputado Bruno Souza (Novo) sugeriu que seria importante dar palavra às entidades e associações da sociedade civil organizada, como CDL, Fiesc e outras federações. A deputada Carminatti, por sua vez, alertou para os riscos de ouvir setores que, segundo ela, não têm relação direta com a reforma. Os deputados Moacir Sopelsa (MDB) e João Amin (PP) acompanharam a proposição de Souza. No ponto de vista do primeiro, é importante ouvir também o setor empresarial, enquanto o segundo afirmou que a previdência afeta todos os catarinenses. “Todos têm que ter o uso da palavra garantido”, argumentou.

Ao final da reunião, Hobus destacou que o “Estado é um dos últimos” a apresentar a sua reforma. “Ela já teve debate amplo desde 2019 antes do projeto chegar ao Parlamento e tem como base a reforma feita no Congresso Nacional para todos os brasileiros. Hoje ajustamos o calendário com tempo ideal para termos elementos suficientes para produzir a reforma que os catarinenses esperam”, concluiu.

Confira o cronograma de tramitação da reforma da previdência:

 

12 de julho – Até 18 horas, inscrições para audiência pública
13 de julho – Às 9 horas, reunião extraordinária conjunta para definir dinâmica da audiência pública
19 de julho – Às 15 horas, audiência pública
22 de julho – Prazo máximo para apresentação de emendas, manifestações e diligências
28 de julho – Apresentação do relatório preliminar sobre a reforma;
3 de agosto – Apresentação e votação do relatório conclusivo sobre a reforma;
4 de agosto – Votação da reforma no plenário

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito