Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alerta: Saúde reforça riscos do consumo de mariscos no Arroio do Silva

Novo teste deve ser feito essa semana para verificar se ainda há presença da toxina diarreica
Por Gregório Silveira Balneário Arroio do Silva, SC, 22/03/2022 - 15:05 Atualizado em 22/03/2022 - 15:19
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No final do mês de fevereiro algumas pessoas passaram mal após consumirem mariscos retirados da beira da praia em Balneário Arroio do Silva e tiveram que ser atendidas em unidades de pronto atendimento. Do outro lado estão restaurantes e peixarias que acumulam prejuízo por não poderem comercializar o molusco. Por esse motivo a prefeitura do município, através da secretaria de Saúde, pediu que sejam feitas novas análises para verificar se ainda continua a chamada maré vermelha. 

“No início mandamos as amostras que acabaram testando positivo com a presença da toxina da maré vermelha. A partir daí a secretária de Saúde estadual nos encaminhou um alerta orientando para que não fossem consumidos os mariscos retirados da beira da praia e continua valendo. Devido alguns pedidos, principalmente dos nossos comerciantes e moradores, requisitamos à vigilância em Saúde do estado novo teste. Essa semana veio então a resposta e uma recomendação para que seja feita nova coleta desses mariscos de Laguna ao Balneário Arroio do Silva, área que registrou a presença da toxina”, explica Rogério da Costa Júnior, secretário de Saúde do Balneário Arroio do Silva.

Rogério também adianta que a economia regional vem sendo afetada e os empresários pedem que sejam tomadas providências. “A grande maioria dos nossos restaurantes que ficam inverno e verão abertos, servem frutos do mar e no cardápio há o marisco, que foi retirado após o alerta. Então os empresários nos procuraram, inclusive os donos de peixarias, para que voltem a ter segurança ao comercializar o marisco. Obviamente que o município vai lançar uma nota e avisar a população em geral e por isso aguardamos o posicionamento da vigilância sanitária estadual quanto a liberação”.

Maré vermelha 

A maré vermelha é um fenômeno natural causado pela presença e proliferação de algas tóxicas, com reflexos ambientais e risco à saúde humana, que acontece principalmente durante as altas temperaturas. O nome do fenômeno se dá por causa da coloração na água deixada pelas algas. Os mariscos acabam absorvendo e concentrando essa toxina prejudicial aos seres humanos. Quando consumida essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia. Seus sintomas se manifestam de 30 minutos a poucas horas após a ingestão do molusco contaminado e a recuperação do paciente se dá entre 2 e 3 dias, independente do tratamento médico. 

Ouça as informações no podcast:

Tags: mariscos

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito