Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alerta: chuva faz pista da Avenida Beira-Rio, em Araranguá, ceder ainda mais (FOTOS)

Prefeitura busca uma solução para evitar desmoronamentos como os que aconteceram há três anos
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 25/05/2022 - 16:53 Atualizado em 25/05/2022 - 17:00
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A rua Rui Barbosa, em Araranguá, também conhecida como avenida Beira-Rio é um dos principais acessos à cidade. Há décadas, o local vem sendo motivo de preocupação e atenção redobrada por parte da administração municipal. Em um dos pontos, o rio Araranguá chega com muita força, o que causa erosão da margem. Como reflexo, a pista principal está cedendo e apresentando várias rachaduras.    

Foto: Gregório Silveira/ 4oito: Vão entre meio-fio e calçada vem aumentando

Após as chuvas fortes desse mês o problema se agravou. Uma barreira emergencial tenta conter o avanço da degradação, mas ações corretivas e urgentes serão necessárias nos próximos dias. No local é possível constatar que o meio-fio está descolando da calçada e uma grande fenda foi aberta entre o barranco e o passeio público.   

“O prefeito Cesar Cesa já tinha a intenção de fazer uma revitalização na Avenida Beira-Rio, mas agora se tornou prioridade, porque realmente tem um ponto crítico, onde havia um buraco. O problema é do mandato anterior e foi resolvido com medidas paliativas, mas está novamente cedendo, está sofrendo recalque. Depois das fortes chuvas estamos periodicamente analisando o local, pois é possível ver que está evoluindo esse recalque, então em parceria com a Defesa Civil do Estado, que vem dando todo o apoio, estamos planejando fazer um projeto para a contenção da encosta do rio. Depois disso vamos fazer uma revitalização completa da área”, afirma Cristiano Coral, secretário de Obras de Araranguá.

Foto: Gregório Silveira/ 4oito: Pista está baixando e abrindo um buraco na encosta

Várias inspeções foram feitas, inclusive por uma equipe especializada que, com a apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, filmaram a margem do rio que recebe o impacto da força das águas e que acabam causam o assoreamento daquela área. Agora a administração de Araranguá conta com especialistas que devem estar na cidade ainda durante essa semana, como explica o secretário de obras.

"A Defesa Civil estadual se propôs vir ao município até a próxima sexta-feira e vai trazer uma empresa para desenvolver um projeto para nós. Em uma parte do local será feita a utilização de “gabiões” para o fortalecimento da encosta. Por isso esperamos essa visita da Defesa Civil para que sejam feitas ações para conter o avanço da erosão e termos uma das entradas da cidade, a Avenida Rui Barbosa, segura”. 

Foto: Gregório Silveira/ 4oito: Atual situação da rua Rui Barbosa


 

Foto: Divulgação: rua Rui Barbosa em 2019 quando houve o desmoronamento da encosta

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito