Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Água que vem da Barragem do Rio São Bento tem qualidade, afirma chefe da Casan

Construção da estrutura foi pensada para impedir que poluição chegasse no líquido
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 20/01/2020 - 12:28
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Diferente de outros lugares do Brasil, como mostrou uma matéria da Rede Globo, a situação da água nos municípios abastecidos pela Barragem do Rio São Bento é tranquila. O chefe da agência da Casan em Criciúma, Jaison Speck, afirmou que a água é de qualidade.

“Quando a barragem foi pensada, foi bem distante de todos os conglomerados que nós temos, que são as grandes cidades. Ela fica no costão da serra, em um local isolado, onde boa parte dos terrenos são de propriedade da Casan. Tem alguns que não são, e existem moradias lá, mas fizemos um monitoramento constante da água”, informou.

Segundo ele, por aqui não é utilizado carvão ativado no tratamento do líquido, já que não existe contaminação para isso. Até chegar em Criciúma, a água precisa percorrer 12 quilômetros e quando chega na cidade polo, então passa por um tratamento completo, antes de ser levada para a casa das pessoas.

“Não existe nenhum rio que pode causar poluição, temos uma ou outra residência no leito do rio, porém, fizemos análises mensais, para identificar os coliformes, que são praticamente inexistentes na água bruta. Posso afirmar que a água da Barragem do Rio São Bento é de excelente qualidade, temos um manancial muito bem protegido”, destacou.

O processo de construção da barragem foi cuidadoso, para impedir problemas futuros. “Todas as construções foram retiradas por completo, a única coisa que ficou foi aquele capitel da igreja, que aparece mais ou menos de acordo com o nível da barragem. A maior parte das obras foram retiradas, deixando no solo base que existia”, disse.

Tags: casan agua

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito