Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a OAB Subseção Criciúma realiza uma ação especial no Estádio Heriberto Hülse, na próxima segunda-feira, dia 11, durante o jogo do Criciúma Esporte Clube (E.C) contra o Athletico Paranaense, às 19h. Durante o jogo, o alerta será evidenciado por meio de panfletos informativos, faixa no campo e vídeos nos telões espalhados pelo Majestoso. A iniciativa visa sensibilizar o público sobre a gravidade e as diversas formas de violência que atingem as vítimas.
Para o presidente da OAB Subseção Criciúma, Dr. Moacyr Jardim Menezes Neto, este mês é um lembrete de que o combate à violência não tem data para começar, nem para acabar. “Cada vez que falamos sobre esse tema, damos voz a mulheres que muitas vezes vivem o silêncio do medo. Pensando nisso, queremos que essa ação que realizaremos na próxima segunda-feira provoque o impacto de despertar a empatia, fortalecer as redes de apoio e ajudar as vítimas”, pondera.
Violência contra a mulher
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2024 houve um aumento de 0,7% de feminicídios e outras formas de violência contra as mulheres no país. “A OAB, como instituição comprometida com os direitos humanos e a promoção da justiça, tem um papel fundamental não apenas no amparo jurídico, mas também na educação da sociedade e proteção das mulheres. Por isso, mais do que uma data simbólica, o Agosto Lilás é um chamado à sociedade para que possamos enxergar, discutir e combater todas as formas de violência, seja ela física, psicológica, patrimonial, moral e sexual”, ressalta a vice-presidente da OAB Subseção Criciúma, Dra. Janaina Alfredo da Rosa.
Segundo a diretora de futebol feminino do Criciúma E.C, Giordana Zeferino Mariano, o Agosto Lilás deve ser pensando em todas as esferas, como no esporte. “Como diretora de futebol feminino, vejo diariamente a força e a resistência de mulheres que enfrentam desafios dentro e fora de campo. É nosso dever promover ambientes seguros, respeitosos e igualitários, onde todas possam crescer com dignidade. No final, a luta é de todas e todos nós”, enfatiza.
Impacto expressivo
Com expectativa de impactar diretamente mais de 10 mil pessoas que possam estar presentes no Heriberto Hülse, a ação reforça o papel da OAB Subseção Criciúma como instituição que contribui para uma sociedade mais justa. “Espera-se que cada pessoa saia do jogo levando consigo não apenas a lembrança do evento esportivo, mas também uma mensagem forte de conscientização e o apelo pelo combate a qualquer tipo de violência”, afirma a presidente da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher e Acolhimento da Vítima da OAB Criciúma, Dra. Vania Pinheiro Rodrigues.
O estádio foi escolhido como campo da ação para, além de alcançar um público expressivo, atingir também uma maior diversidade de pessoas, incluindo homens, jovens e famílias no debate. “A ideia é levar o tema da violência contra a mulher para onde as pessoas estão, quebrando o silêncio e ampliando o diálogo dentro de espaços tradicionalmente masculinos, onde essa conversa muitas vezes não chega. Sabemos que a torcida do Criciúma é apaixonada e engajada, o que faz desse ambiente uma oportunidade estratégica”, destaca Dra. Vania.
Sobre a OAB Subseção Criciúma
A OAB Subseção Criciúma é uma instituição com mais de 45 anos de história, dedicada à defesa da advocacia e à promoção da justiça. Fundada em 1977, cresceu com a missão de preservar a ética, a lei e os direitos de todos os cidadãos. Por meio de comissões temáticas, eventos e parcerias, atua de forma ativa e acolhedora na sociedade, fortalecendo a advocacia e promovendo o bem-estar social.
Agosto Lilás: OAB Criciúma promove ação de conscientização durante jogo do Criciúma Esporte Clube
Campanha ocorre no Estádio Heriberto Hülse nesta segunda-feira (11)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo