Uma aluna de Direito da Unoesc, moradora da zona rural de Luzerna, foi injustamente envolvida em uma polêmica nacional após ser apontada com patrimônio superior a R$ 800 milhões em um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC). Segundo o documento, ela e outros 17 estudantes teriam patrimônios milionários — informação que, agora se sabe, é fruto de erro grosseiro de digitação.
A Secretaria de Estado da Educação identificou que houve falhas na digitalização dos dados patrimoniais enviados pelos próprios estudantes. Ao transferir as informações do papel para o sistema, vírgulas foram posicionadas incorretamente, inflando os valores declarados e criando uma falsa impressão de riqueza.
O erro chamou atenção do Governo do Estado logo na primeira leitura do relatório, já que era ilógico que alunos que solicitam bolsas por vulnerabilidade socioeconômica apresentassem patrimônio tão elevado. A resposta veio com agilidade: todos os 18 casos foram verificados in loco e o equívoco foi confirmado.
“Eu recebi um vídeo da família de Luzerna e me indignou. Uma família de agricultores acusados de ter se beneficiado de bolsa gratuita e ter milhões na conta. A mãe da aluna nem sabia quanto era esse valor. Uma injustiça", disse Jorginho Mello.
A Secretaria de Estado da Educação está finalizando um relatório técnico para responder oficialmente ao TCE-SC. Paralelamente, o Governo do Estado encomendou à Polícia Civil uma apuração rigorosa sobre os mais de 50 mil bolsistas do programa Universidade Gratuita, com o objetivo de garantir a lisura do processo.
“Se houver qualquer fraude, mesmo que isolada, vamos agir com firmeza. Mas não podemos cometer injustiças com quem realmente precisa. O Universidade Gratuita é o maior programa de democratização do ensino superior do Brasil e vamos protegê-lo com responsabilidade e justiça”, concluiu o governador.
 
       DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
					DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
				 
				 
				![[Áudio] Prefeito Vaguinho detalha programação do centenário de Criciúma](/image/emM9MSZxPTk4JnNyYz1tZWRpYS9ub3RpY2lhcy9mdC12YWd1XzEwMjgwMS5qcGcmcj0xNzYxOTQyMDE1Jnc9MzczJmg9MjMw/ft-vagu_102801.jpg) 
							            ![[Áudio] Morro dos Cavalos: Deputados presos no trânsito, devido acidente, cobram solução](/image/emM9MSZxPTk4JnNyYz1tZWRpYS9ub3RpY2lhcy9EZXNpZ24tc2VtLW5vbWUtMV8xMDI3OTkuanBnJnI9MTc2MTkzNjUyMiZ3PTM3MyZoPTIzMA==/Design-sem-nome-1_102799.jpg) 
							             
							             
							             
	         
	         
	         
	         
	         
	        ![[Áudio] Prefeito Vaguinho detalha programação do centenário de Criciúma](/image/emM9MSZxPTk4JnNyYz1tZWRpYS9ub3RpY2lhcy9mdC12YWd1XzEwMjgwMS5qcGcmcj0xNzYxOTQyMDE1Jnc9MTIwJmg9MTIw/ft-vagu_102801.jpg) 
											![[Áudio] Morro dos Cavalos: Deputados presos no trânsito, devido acidente, cobram solução](/image/emM9MSZxPTk4JnNyYz1tZWRpYS9ub3RpY2lhcy9EZXNpZ24tc2VtLW5vbWUtMV8xMDI3OTkuanBnJnI9MTc2MTkzNjUyMiZ3PTEyMCZoPTEyMA==/Design-sem-nome-1_102799.jpg) 
											 
											 
											![[Áudio] Criciúma estuda rebaixamento da Avenida Centenário dentro de novo plano de mobilidade urbana](/image/emM9MSZxPTk4JnNyYz1tZWRpYS9ub3RpY2lhcy9JTUctMzcwMV8xMDI3OTMuanBnJnI9MTc2MTkxNzQ2NyZ3PTEyMCZoPTEyMA==/IMG-3701_102793.jpg) 
											 
      