Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ações do Viver SUS já envolveram mais de 700 pessoas

Projeto alcançou terceiro dia com resultados positivos envolvendo residentes da Unesc em sete municípios
Por Redação Criciúma, SC, 17/07/2019 - 12:47 Atualizado em 17/07/2019 - 13:24
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) chegou ao seu terceiro dia com resultados positivos. A experiência vivida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc iniciou nesta segunda-feira, 15. Durante cinco dias, eles estão inseridos na realidade de sete municípios do Sul de Santa Catarina, para aprender e contribuir com os processos voltados ao SUS.

Segundo o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral, os números demonstram o sucesso do projeto até o momento. “Em dois dias de operação já foram realizadas 53 atividades, como visitas domiciliares, exploração de território, salas de espera e a construção de mapas inteligentes sobre a realidade local. As ações já envolveram diretamente 732 pessoas nos sete municípios”, destaca.

Em meio as atividades, os integrantes do Viver SUS estão em evidência, sendo acolhidos por autoridades locais, veículos de comunicação e pela comunidade. Willian Bressan é acadêmico de Odontologia e está participando pela primeira vez. Para o estudante, que está presente em Turvo, a experiência está contribuindo para sua vivência universitária e seu futuro profissional. “Estamos dentro de uma equipe multiprofissional, que integra áreas e fases do conhecimento, criando uma interação interdisciplinar constante”, frisa.

Bressan também destaca a oportunidade para conhecer o Sistema Único de Saúde e o contato direto com a gestão de saúde dos municípios. “Já conhecemos todas as Unidades Básicas de Saúde, Centros da Estratégia Saúde da Família, Centros de Referências em Assistência Social, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Secretária de Saúde e tivemos encontros com gestores públicos. Esta comunicação constante transforma nossa visão quanto acadêmicos e profissionais de saúde, em uma proposta que contribui de forma direta com os municípios”, afirma o estudante. 

Nesta edição, marcada pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família, os representantes da Unesc estão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

O Viver SUS integra os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito