Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acic conhece estrutura e projetos da Abadeus

Apresentação do trabalho desenvolvido pela entidade foi apresentado na quarta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 14/07/2022 - 19:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O trabalho desenvolvido pela Associação Beneficente Abadeus foi apresentado na tarde desta quarta-feira (13), aos representantes da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette, a diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, e a assessora de projetos estratégicos, Valéria Araújo, foram recebidos na sede da instituição pela diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, e pelo gerente de inovação, Maicon Canever.

Os representantes da Acic realizaram um tour e puderam conhecer as instalações da instituição, que atende mais de mil alunos. O Centro de Inovação Social (CISA), os laboratórios de informática, música e de costura foram alguns dos ambientes visitados.

No CISA, acompanharam de perto algumas aulas ministradas no espaço, como robótica, programação e empreendedorismo. Lançado no ano passado, o CISA é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos de Criciúma e região, prioritariamente alunos da rede pública de ensino e empreendedores informais, os quais são o público-alvo da Abadeus.

O intuito é capacitar e formar essas pessoas que buscam a inserção no mundo do trabalho, especialmente através do primeiro emprego e do empreendedorismo. Somente neste primeiro ano de funcionamento, já passaram pelo Centro 450 jovens aprendizes.

"Buscamos a aproximação com o setor empresarial há muitos anos, mas agora com a inovação social isso se tornou mais viável e factível. O empresário começou a entender que a Abadeus não é só uma organização de assistência, mas é uma instituição realmente que gera transformação e valor social", destaca a diretora executiva da Abadeus.

"Nós queremos muito isso, porque entendemos que somos uma instituição que forma a base, mas, ao mesmo tempo, somos uma instituição de meio, que conecta o setor empresarial com este público", acrescenta Shirlei Monteiro.

Conforme ela, o trabalho desenvolvido pela entidade gera impacto positivo para ambos os lados. "Nosso público tem acesso ao mundo do trabalho, reduzindo as desigualdades, e o setor empresarial vai receber um profissional mais qualificado, que tenha a possibilidade de crescer na empresa, de ser um funcionário melhor, um colaborador que entenda esse mundo da tecnologia, do novo mundo do trabalho, da inovação, da criatividade e do empreendedorismo. Sempre buscamos essa aproximação com o setor empresarial, e agora ter essa devolutiva, com as empresas mais próximas, é uma alegria e um reconhecimento ao nosso trabalho", reforça.

Projeto de empreendedorismo

O gerente de inovação, Maicon Canever, ressalta o perfil diferenciado dos alunos que estão sendo formados pela entidade. Neste ano, quatro alunos da instituição participaram do Startup Weekend, sendo finalistas das últimas dez ideias de negócios, e ao final saíram do evento contratados por empresas.

"No projeto de empreendedorismo para os jovens, estimulamos eles a criarem soluções de negócios, de projetos para a comunidade, e se essas soluções forem interessantes para o mercado, se tiverem aderência, a ideia de negócio é pré-incubada. Neste sentido, os alunos começam a perceber que o desafio de resolver os problemas é deles, além de trazer o sentimento de lideranças comunitárias, de pessoas que criam seu próprio caminho", observa Canever.

 Núcleo do Terceiro Setor

A Abadeus também faz parte do Núcleo do Terceiro Setor da Acic. O núcleo pioneiro e inovador no Estado foi criado pela entidade empresarial no ano passado, reunindo organizações da região que são referência no trabalho social desenvolvido, com o propósito de troca de experiências, fortalecimento do setor e o fomento de projetos.

"É muito orgulho para o Terceiro Setor estar dentro da associação empresarial. É um reconhecimento de que nós somos também um setor produtivo e gerador de riquezas", enaltece a diretora executiva da Abadeus.

"Gostamos muito do que vimos na Abadeus. A instituição está de parabéns pela estrutura e por todo o excelente trabalho que vem desenvolvendo na área social e da educação. Os projetos da entidade tem sido fundamentais para o desenvolvimento e a capacitação das pessoas, especialmente de jovens e adolescentes, preparando-os para uma oportunidade no mercado de trabalho", avalia o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

"O envolvimento das empresas com instituições como a Abadeus precisa ser cada vez mais fortalecido. É fundamental que a classe empresarial esteja nas escolas, conheça o que está sendo oferecido e contribua com as ações no intuito de promover o crescimento profissional e o desenvolvimento da comunidade", ressalta Zanette.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito