Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acic apresenta principais demandas do Sul ao governador

Dentre elas, estão a SC-445 e SC-108, o HMISC e o Aeroporto de Jaguaruna
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 18/03/2024 - 17:26 Atualizado em 19/03/2024 - 07:56
Foto: Giovana Bordignon/4oito
Foto: Giovana Bordignon/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na tarde desta segunda-feira (18), a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) apresentou ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, as principais demandas da região Sul. O presidente da instituição, Valcir José Zanette, citou prioridades das pastas estaduais. Dentre elas, estão a duplicação da SC-445 e da SC-108, o Hospital Materno Infantil de Santa Catarina (HMISC) e o Aeroporto de Jaguaruna.

“Na Saúde, onde somos referência, a entidade solicita atenção para a manutenção do equilíbrio financeiro das instituições prestadoras dos serviços de saúde pública. Bem como uma atenção especial ao Hospital Santa Catarina, com maior serenidade no atendimento às crianças”, ressaltou o presidente.

Na Infraestrutura regional, ele citou o Porto de Imbituba, que possui condições de se tornar um importante centro portuário. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, se dedica a esta demanda, que é recorrente da classe empresarial. “O porto é um recurso fundamental que precisa se efetivar como um equipamento para as empresas, impulsionando o comércio internacional e a promoção do desenvolvimento regional”, frisou Zanette.

O aeroporto regional de Jaguaruna requer uma série de melhorias e investimentos em infraestrutura e serviços para ser eficiente e atender às necessidades da região. “Uma alternativa viável para a concretização desse projeto seria através de parcerias público-privada”, pontuou o presidente da Acic.

Zanette deu destaque às rodovias regionais, já contempladas pelo programa estadual Estrada Boa. São prioridades: a duplicação da SC-445; BR-101 até Içara e de Içara a Criciúma; conclusão da SC-442 entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça; duplicação da SC-108 entre Criciúma, Cocal e Urussanga; pavimentação da SC-108 entre Jacinto Machado e Praia Grande; implementação do anel de contorno viário de Cocal do Sul; extensão da via rápida em Balneário Rincão; conclusão das obras da Serra do Faxinal; e apoio à conclusão da BR-285 de Timbé do Sul ao Rio Grande do Sul.

“Então realmente essas obras podem demorar um pouco, mas elas têm que acontecer. A população está crescendo, as indústrias estão se espalhando, se nós não tivermos essas obras estruturantes, isso tudo que nós falamos, as empresas podem ir para outro lugar”, destacou o presidente da Acic.

Em Segurança, há uma demanda de realização de concursos públicos para suprir a falta de efetivo policial do estado. Na pasta de Meio Ambiente, o foco é em avançar na construção do plano de transição energética justa de Santa Catarina. Por fim, a necessidade de uma tarifa mais justa e equilibrada em relação aos mercados concorrentes do gás natural.

O governador Jorginho Mello recebeu as demandas e se comprometeu em entregá-las, dando ênfase na entrega de estradas que são uma grande demanda da região Sul. “Para todas as obras a gente fez um reestudo, colocou na normalidade. Estamos cuidando de todas as obras, se você der uma volta aqui no Sul, vai ver que tem muitas obras me ritmo acelerado na sua construção. Se não tem andado a obra física é porque tem ‘enrosco’ e nós temos que resolver isso para instalar o canteiro de obras”, concluiu o governador.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito