A quarta-feira (4) será agitada no Estádio Heriberto Hülse com a eleição do Conselho Deliberativo. O pleito terá início às 09h e segue até às 19h.
Serão duas chapas na disputa: Criciúma para o Futuro (Chapa 1) e Revigoração (Chapa 2).
O presidente do Conselho Deliberativo, Guilherme Búrigo, dá detalhes do processo no dia da eleição.
"A eleição começa às 09h e vai até às 19h, e não fecha ao meio-dia. O edital e o estatuto prevê que tem que ter uma duração mínima de oito horas. Teremos esse período além de oito horas. Teremos duas urnas de votação. Cada chapa terá direito a indicar fiscais para acompanhar o processo de votação e apuração. Já temos uma comissão eleitoral já nomeada e o clube vai dar todo o suporte de logística, de funcionários que vão conferir a assinatura e a documentação do sócio-patrimonial, que também será eleitor nesse dia".
O presidente prevê que o resultado seja divulgado 30 minutos depois do fim da eleição
"Uma meia hora, no máximo. Estou contando com uma abstenção de 10 a 15%, o que é normal. Temos um colégio eleitoral de 619, e vamos baixar para uns 550, 560 votos".
Guilherme Búrigo explica a situação envolvendo os sócios-patrimoniais.
"Foi feito um levantamento pela secretaria de quem estava em dia quando foi lançado o edital. É uma regra prevista no estatuto. Somente sócios-patrimoniais que foram admitidos até 31 de dezembro de 2024 e que estejam em dia estão aptos a votar".
O atual presidente do Conselho Deliberativo se diz favorável que os sócios-torcedores também tenham direito a voto. Antes, porém, melhorias no sistema de informação precisam ser feitas.
"Tínhamos uma ideia de quando foi mudado o estatuto permitir que o sócio-torcedor também participasse dessa assembléia geral para a eleição, não só para o Conselho, mas também para a executiva. Mas, o Criciúma tem um problema sério de os sistemas não se comunicarem. Enquanto a gente não modernizar e ter um sistema confiável não dá de abrir ainda. Mas é uma ideia. Espero que o próximo conselho consiga fazer isso".