A Abadeus Centro de Inovação Social, sediada em Criciúma, no Sul catarinense, foi homenageada na última semana, em Brasília, com a Medalha "Amigo da Primeira Infância 2025". A honraria, concedida pela Câmara dos Deputados, reconhece pessoas e instituições que se dedicam ao cuidado e à ampliação de oportunidades para crianças de 0 a 6 anos.
Pioneira em Inovação Social em Santa Catarina, a Abadeus completa 65 anos de atuação transformando comunidades vulneráveis, como o bairro Cristo Redentor, em Criciúma, onde está situada. Há mais de três décadas, a entidade investe diretamente na primeira infância, por meio de programas de inclusão produtiva, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. Suas iniciativas já beneficiaram mais de 320 mil pessoas na região, contribuindo para a redução da violência local e para o desenvolvimento sustentável com soluções inovadoras alinhadas às práticas de ESG.
A diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, recebeu a medalha em nome da instituição e destacou o significado da conquista. "Esse reconhecimento fortalece ainda mais o nosso compromisso com a primeira infância. Investir nessa etapa é investir em desenvolvimento humano, equidade e transformação social. Cada ação que fazemos hoje é uma semente plantada para uma sociedade mais saudável e próspera", afirmou.
A indicação da entidade foi feita pela deputada federal Geovania de Sá, que participou da entrega da medalha. "É uma alegria enorme reconhecer e entregar essa homenagem à Abadeus. Eles fazem um trabalho de coração, que muda a realidade de muitas famílias. Esse reconhecimento é mais do que merecido e mostra que quando a gente investe na infância, a gente investe no futuro do Brasil", destacou a parlamentar.
A Medalha "Amigo da Primeira Infância" é entregue anualmente pela Câmara dos Deputados a pessoas e instituições que se destacam pela dedicação à infância. "É nessa fase que construímos os alicerces de uma sociedade mais justa e humana. E a Abadeus é um exemplo vivo dessa transformação", completou Geovania.