Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A volta dos discos de vinil

No Do Avesso, especialistas no assunto falaram sobre a raridade dos LPs
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 14/09/2018 - 15:55 Atualizado em 17/09/2018 - 09:26

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Disco de vinil ou LP (Long Play) é um sistema desenvolvido durante a década de 1940 para reproduzir música. Mesmo caindo em desuso, algumas pessoas contam com grandes coleções. Mano Dal Ponte e Pity Búrigo receberam, no Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, Felipe Keller Nobre, Pedro Aujor, Guilherme Spiazzi dos Santos e Adriano Rosa, para um papo sobre o assunto.

Será realizada neste sábado uma feira de vinil no Nações Shopping, das 10h às 22h, onde será possível comprar ou trocar LPs, e quem sabe vender. “Cerca de oito mil discos circulam pelas feiras que eu organizo geralmente. Costuma ser realizada por dois dias, mas preferimos um dia por ser a primeira vez”, contou o organizador Felipe Nobre.

Os discos de vinil são feitos de PVC e na maioria das vezes possuem a cor preta, embora existam algumas edições especiais. “Vai se transformando em um novo produto e ganhando novos modelos. Hoje em dia não gravam para vinis, é uma opção das gravadoras. O que eu acho lindo nos novos vinis são os desenhos personalizados, agrega e acaba virando uma obra de arte”, afirmou Guilherme Spiazzi. 

Os LPs não possuem a mesma potência dos CDs quando o assunto é espaço para gravações. Conforme o tempo passa, o valor vai aumentando devido a raridade. “Conforme vai ficando limitado, vai ficando mais caro mesmo. Tem disco que é vendido por R$ 4 ou R$ 5 mil, apenas a capa”, destacou Adriano Rosa. 

Com a popularização da internet e dos mercados on-line ficou mais fácil conseguir discos antigos. “Tem o disco de uma banda que eu tenho 11 versões, dos anos 80 e outras. Se sair novas versões eu compro, a cada lançamento eu tô comprando”, comentou o colecionador Pedro Aujor, que também é juiz, da 2ª Vara de Criciúma.

Confirma o Programa do Avesso na íntegra: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito