Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A pior estiagem em 27 anos faz Cocal do Sul sofrer

Município precisa adotar medidas para evitar que todo o município fique sem abastecimento 
Por Marciano Bortolin Cocal do Sul, SC, 28/04/2020 - 15:04 Atualizado em 28/04/2020 - 15:07
Fotos: Marco Búrigo / 4oito
Fotos: Marco Búrigo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pior estiagem em 27 anos está deixando marcas em Cocal do Sul. O município sofre com o baixo nível das barragens e precisa fazer o racionamento de água para evitar problemas ainda maiores. Há uma semana, conta o diretor do Samae, Márcio Zanette, é preciso fazer a interrupção do abastecimento de bairros e localidades para buscar contornar a situação. “Nenhum bairro está ficando desassistido por mais de 24 horas. Quando desligamos, o carro de som passa para comunicar os motivos da falta de água”, explica.

Nesta terça-feira, 28, o Samae interrompeu o abastecimento no bairro Cristo Rei, nos loteamentos Bela Vista e Jardim das Palmeiras, parte do Centro, além das comunidades de Rio Comprudente e Linha Ferreira Pontes. Nestes locais, o abastecimento será retomado às 18h.

Principal barragem com 10% da capacidade

Zanette lembra que o município possui três barragens e um poço artesiano, porém todos estão sendo fortemente atingidos pela seca.  “A principal delas é a de Linha Tigre, responsável por 70% da cidade, mas que devido à estiagem opera com apenas 10% da capacidade. Estamos deixando ela por três dias sem tirar um litro de água para tentar reagir”, enfatiza.

Outr barragem está na Linha Ferreira Pontes que tem capacidade para 50 milhões de litros de água, mas que está operando com apenas 20%. Outra é no Rio Cocal, com capacidade para 12 milhões de litros de água. “Para se ter uma ideia, em épocas normais, a capacidade de vazão do rio é de 260 litros por segundo e hoje está apenas com 22 litros por segundo. A estiagem está assolando a região e não se tem uma boa previsão no horizonte. Com estas medidas estamos conseguindo não deixar a população totalmente desabastecida”, completa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito