Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“A morte ainda é associada a palavra câncer”

Psicóloga e psicanalista Graziela Amboni fala sobre os efeitos do câncer de mama
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 08/10/2017 - 16:00
(foto: Amanda Farias)
(foto: Amanda Farias)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O câncer de mama é uma das doenças com maior incidência entre as mulheres. Um dos primeiros efeitos após receber o diagnóstico do problema é a negação, mas quanto antes aceitar, melhor será o tratamento. A psicóloga e psicanalista, Graziela Amboni fala sobre o assunto.

“Primeiro vem a suspeita e depois o exame. Aguardar o resultado e a fase de aceitação é complicado. Depois de curado ficam pensando que a doença irá voltar”, afirmou Graziela.

Embora o número de mortes relacionados ao câncer tenha sido reduzido bruscamente nos últimos anos, essa possibilidade ainda assusta as pessoas. “A morte ainda é associada a palavra câncer, mas no senso comum. Isso é um gerador de ansiedade, porque não se tem o controle da resposta. E essa angustia é a que mais atrapalha o paciente com câncer”, explicou.

As pessoas devem tentar viver dia a dia, e não ficar pensando exaustivamente no futuro, criar expectativas não é bom. “Uma pessoa ansiosa deixa o agora sem perceber, e está sempre preocupado com o amanhã. É fazer a vida de uma forma diferente. Hoje existe cobrança social para tudo”, garantiu.

Com um diagnóstico precoce o câncer de mama tem 95% de chances de cura.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito