Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A importância de um imaginário positivo em torno da PM

Polícia Militar catarinense completa 185 anos nesta terça-feira
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 05/05/2020 - 15:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Polícia Militar de Santa Catarina completa 185 anos nesta terça-feira, 5. Neste dia, ressalta-se a importância de uma visão positiva sobre os policiais. O assunto é destacado pelo Comandante da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM), Tenente Coronel Evandro Fraga. “É uma mudança de comportamento. Quando as crianças fazem uma peripécia, alguns pais, avós apontam para um policial fardado e falam: ‘A Polícia vai te pegar’. Com isso a criança acaba criando um medo, quando seria importante ter respeito. Atrás da farda tem um pai, alguém que já foi uma criança. ”, comenta.

Exemplos não faltam sobre o que esta ação que em um primeiro momento parece inocente, pode ocasionar. Em Florianópolis, certa vez, a Polícia Militar foi atender um desmoronamento, onde tinham pessoas embaixo dos escombros e uma criança não quis dar a mão para um policial lhe salvar porque ficou com medo. O policial precisou tirar a camisa para que ela perdesse este medo. Mudar isso não é fácil, principalmente em comunidades onde o efetivo policial é mais frequente” fala.

Coronel Fraga lembra que diversas atividades são realizadas pela PM na busca por mudar esta visão. A mais conhecida é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que, além de atuar na prevenção ao uso de drogas, mostra às crianças a importância da figura dos policiais militares. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa que é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. “O Proerd tem a oportunidade de mudar esta perspectiva das crianças com relação à Polícia Militar e em Criciúma completará 21 anos em 2020”, relata.

Importância

Um exemplo da importância do Proerd foi visto na última semana em Criciúma. Uma menina, ex-aluna do Proerd, encorajada por uma amiga, que também participou do programa, decidiu denunciar  os abusos que vinha sofrendo pelo padrasto. Decidida a acabar com os anos de sofrimento, ela pegou o telefone e ligou para a Polícia Militar. “Aquela situação mostra como é importante levar às crianças um imaginário positivo sobre os policiais”, ressalta o comandante.

Outra atividade realizada pela PM em Criciúma é a Operação Mãos Dadas. “Os policiais vão às comunidades brincam com as crianças e falam sobre segurança em vários espaços e não somente nas escolas. Os projetos comunitários podem contribuir com isso. A PM vai aos bairros e fala algumas palavras que levam para o caminho do bem. É importante a inserção da Polícia Militar nas comunidades para o bem. Mostrar o papel da Polícia Militar para o imaginário das pessoas, isso contribui também para a melhoria da qualidade de vida através do trabalho desempenhado pela polícia”, completa o comandante, destacando também o aniversário da PM catarinense. “Hoje (terça-feira), é uma data magna para nós. Geralmente é feito um evento, mas devido à pandemia vamos fazer uma homenagem aos policiais que serão promovidos, sem abertura ao público”, finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito