Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

A importância da Medicina Regenerativa aliada à Nutrição

O assunto é o tema da semana em mais uma da série de reportagens com os profissionais do Espaço Naturae
Por ESPAÇO NATURAE 29/07/2022 - 08:00 Atualizado em 24/08/2022 - 16:53 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Você já deve ter se perguntado como, apesar do contínuo desenvolvimento de novos remédios e do aprimoramento de modernas técnicas cirúrgicas, temos a impressão de que presenciamos um crescente número de doenças crônicas e degenerativas nos tempos atuais. Parece um contrassenso, não é mesmo? Isto porque o conceito de saúde não se resume à ausência de sintomas. Quem explica melhor é o Dr. Iveraldo Amboni Filho (CRM SC 8992), pós-graduado em Medicina Regenerativa, que compõe a equipe do Espaço Naturae.
“Praticamente todo processo que leva à perda da condição de saúde se inicia a nível molecular com os desequilíbrios bioquímicos, que evoluem para as disfunções das células, dos tecidos e finalmente dos órgãos. Somente quando o nosso corpo perde a sua capacidade natural de reconhecer e reparar estes danos é que os sinais e sintomas vêm à tona e são percebidos”, explica o profissional da saúde.
Dr. Iveraldo destaca que quando um paciente apresenta várias condições crônicas, geralmente em uso de vários remédios para controlar manifestações clínicas, chegar à causa das disfunções deve ser o primeiro passo para se restabelecer a sua saúde. “Na verdade, precisamos identificar as fontes dos desequilíbrios metabólicos que originam as doenças, quais fatores internos e externos estão acelerando a sua progressão ou contribuindo para o desenvolvimento de outras doenças associadas”. 
O médico ainda ressalta que através da otimização das funções metabólicas, priorizando o melhor funcionamento possível do corpo, busca-se não somente reverter os sintomas atuais, mas especialmente diminuir a chance de desenvolver doenças no futuro. “Desta forma, com a saúde otimizada através de estratégias que visam recuperar e manter a capacidade regenerativa, incluindo mudanças do estilo de vida, temos não somente uma excelente qualidade de vida hoje, mas também uma longevidade saudável”. 

Saúde e nutrição
“Em relação à saúde, semelhante a toda estrutura física, para termos algo forte e duradouro, precisamos de uma base sólida e integrada. Assim, trabalhamos com o que chamamos de pilares. Estes são vários, mas vamos hoje falar sobre os que considero serem os cinco mais importantes”, revela o profissional. 

Pilares à saúde forte e duradoura segundo Dr. Iveraldo Amboni Filho
Alimentação de qualidade:   ̋você é o que você come˝. Acredita-se que, especialmente nos dias atuais, onde há um excesso de oferta de produtos industrializados, não somente a quantidade e a proporção dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), mas principalmente a qualidade dos micronutrientes (sais minerais e vitaminas) que são ingeridos, impacta diretamente na sua saúde. Muitas vezes perde-se saúde não porque se deixa de comer algo bom e sim porque ingerimos algumas substâncias comestíveis que geram somente prejuízo metabólico ao serem ingeridas. 

Exercício físico:   ̋o corpo humano não foi feito para ficar parado ̋. A prática regular do exercício físico deve ser incentivada de forma planejada, estruturada e progressiva para ganho de aptidão física global, com aumento da capacidade cardiovascular, da força e resistência muscular, além da flexibilidade e equilíbrio. Idealmente personalizado e individualizado, independentemente da idade do paciente, pois a qualidade de vida está diretamente ligada à capacidade de locomover-se, divertir-se praticando um esporte, brincar com os amigos, filhos e netos, ter independência para realizar seus cuidados pessoais e evitar quedas ao longo de toda a vida. 

Manejo do estresse crônico: "combatendo o mal do século". Infelizmente, associadas a todas as vantagens que o mundo moderno nos trouxe, vieram condições que facilmente geram um estresse crônico contínuo e inadequado. Este, acaba desencadeando um desequilíbrio generalizado em várias funções no corpo, especialmente no sistema imune e neuronal. 

Sono e ritmo circadiano:   ̋passamos um terço da vida dormindo, e isto não é à toa˝. Em relação ao sono, tanto a quantidade quanto a qualidade são fundamentais para a regulação de uma grande variedade de funções neurológicas, metabólicas e hormonais. Uma simples noite mal dormida já gera sintomas no dia seguinte. Então, imagine o quão prejudicial à saúde são as noites continuamente mal dormidas ao longo de vários anos. E isto precisa ser sincronizado com a luz do dia e a escuridão da noite para o corpo funcionar na sua melhor forma. 

Suplementação nutracêutica:   ̋repor o que falta, na dose certa e para quem precisa˝. Idealmente, tudo que o corpo humano precisa poderia ser obtido de fontes naturais, sem processamento e aditivos químicos. Mas em virtude das rotinas de vida atuais, isto torna-se muito difícil para a maioria das pessoas. Então, de maneira extremamente personalizada, quando há necessidade, no momento certo e em doses corretas, a suplementação de oligoelementos, como minerais, vitaminas e antioxidantes, pode contribuir para o restabelecimento das funções orgânicas e consequentemente gerar saúde. 

Atendimento voltado à medicina funcional regenerativa
Neste modelo de atendimento, voltado à medicina funcional regenerativa, várias frentes são abordadas de maneira integrada, sequencial e hierarquizada. “Atua-se primeiro e mais intensamente naquilo que é prioritário. Acreditamos que esta seja a maneira mais adequada de recuperar e manter a saúde. Afinal, o melhor modo de prevenir uma doença é não possibilitar que a mesma se desenvolva, mantendo-se verdadeiramente saudável pelo maior tempo possível. O maior bem que cada um de nós possui é a sua própria saúde. Com ela nós podemos cumprir os nossos objetivos e realizar os nossos sonhos. Ao investirmos adequadamente na nossa saúde, trilhamos um caminho que sempre traz bons resultados”, conclui Dr. Iveraldo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito