Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A disputa por uma das cadeiras na Câmara dos Vereadores de Criciúma

Troca de partido de Edson Aurélio, do PSDB para o PSB gera polêmica
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 22/04/2019 - 09:10 Atualizado em 22/04/2019 - 10:42
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Hoje Diego Goulart (DEM) ainda é vereador por Criciúma, na condição de quinto suplente da coligação PSDB/SD/DEM/PV. Acontece que Edson Aurélio (PSDB), também suplente, deverá voltar à Câmara. É reconhecido o seu desejo de migrar para o PSB. Aurélio foi vereador titular na legislatura passada e, caso a troca aconteça, a questão deve ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Ele foi eleito por um partido e como já vimos a Angela (Melo, ex-vereadora do MDB) perdendo mandato e o Daniel Freitas (ex-PP, hoje PSL e deputado federal) num caso semelhante, havendo isso fica demonstrada claramente uma interferência do Poder Executivo no Legislativo. É uma clara demonstração para atrapalhar o andamento da CPI e da mesa diretora”, disse Diego Goulart ao Programa Adelor Lessa.

Conforme Goulart, se for comprovado que o Poder Executivo está intervindo no Legislativo, entrará com liminar contra a troca. Ocorre que com Aurélio no Legislativo, Goulart perderia sua cadeira e o novo parlamentar, como líder do PSB, teria assento na CPI, permitindo um maior equilíbrio de forças a favor do Executivo. “Vereador deve fiscalizar o Poder Executivo e se for funcionário, fica difícil de fiscalizar”, frisou. Goulart lembra que o PSB não fez parte da coligação com o PSDB, impedindo a mudança de sigla sem perda de mandato.

Vereador pelo PSB, Julio Colombo deverá ficar alguns dias afastado, mas não deverá pedir licença. “Para assumir no lugar de um vereador que se licencia, são necessários 30 dias ininterruptos”, comentou. A saída tem relação a problemas de saúde, devido a diabetes que enfrenta. Colombo disse desconhecer que Aurélio estaria filiado ao PSB, pois se mantém afastado das atividades partidárias.

O presidente da Câmara de Vereadores, Miri Dagostim (PP), afirmou que Edson Aurélio estará já na sessão de hoje. “Ele protocolou e poderá participar já na sessão desta segunda-feira”, garantiu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito