Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A cada verão, mais cachorros abandonados no Rincão

Somente no ano passado foram 400 castrações realizadas nos cães de rua
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 24/01/2019 - 10:02
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cada nova temporada de calor um problema volta a se repetir no Balneário Rincão. Diversos cachorros e outros animais são abandonados, principalmente na orla. Ainda não existe uma lei que impeça a presença de cães nas ruas do município, assim fica complicado fazer o controle. Essa situação foi tratada no Programa Adelor Lessa.

“Infelizmente todos os anos é o mesmo caso. As pessoas tem que entender que o cachorro vai crescer, algumas pegam eles pequenos e quando crescem abandonam”, destacou a presidente da Organização Protetora de Animais (OPA) Balneário Rincão, Emiliana Duarte. “É um problema que a população reclama, mas ela mesmo causa”, frisou. Como tentativa de reduzir os casos, visitas são feitas as escolas, conscientizando as crianças.

De acordo com o coordenador da vigilância sanitária do município, Matheus Calisto, no último ano 400 castrações foram realizadas nos animais de rua no Balneário Rincão. Também está acontecendo um cadastramento desses animais, além de existir um controle contra pulgas e pragas que podem atingir os cães.

“Nós tratamos esse assunto como um dos mais sérios, porque nós temos uma orla de 13 km e o abandono de animais não é de hoje. A fiscalização é quase que permanente, para evitar a entrada de animais na orla do Balneário Rincão”, afirmou. O monitoramento na orla deverá seguir intenso até março, com o fim da temporada.

Em alguns locais existem plaquinhas indicando que a presença de animais não é permitida, mas sem a lei fica difícil controlar. Fica como expectativa uma possível parceria com os salva-vidas, que poderiam fazer esse controle, já que passam a maior parte do dia na beira da praia.

“A Prefeitura junto com a OPA e toda a equipe dela, tem nos dado um suporte enorme nessa questão de concentrar nossas ideias e nossas vontades para que isso venha ser resolvido. O Rincão tem isso como um problema regional e com isso nos traz um problema ainda maior”, disse o vice-prefeito, Luiz Laurindo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito