Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre Samoa

Um dos primeiros países a celebrar o ano novo, também é declarado cristão
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 29/12/2019 - 10:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – ANO NOVO

Samoa é um dos países a comemorar primeiro o ano novo, junto com Tonga e Kiribati. Localizado no Pacífico Sul, às celebrações por lá começam quando no Brasil é 7h da manhã (sem horário de verão). Samoa segue este fuso horário desde 2011, adotado para facilitar relações comerciais com a Nova Zelândia e com a Austrália.

2 – TERRITÓRIO

O território de Samoa é de apenas 2.841 km². O país está localizado na polinésia, a 4 horas de voo de Auckland, na Nova Zelândia, praticamente no meio do caminho até o Hawaii. Conta com 10 ilhas, sendo que quatro delas são habitadas. As terras tiveram origem vulcânica. Atualmente existe uma grande floresta tropical.

3 – INDEPENDÊNCIA

Samoa Ocidental, como era conhecido até 2 de julho de 1997, foi o primeiro país a se tornar independente na polinésia. Antes disso, foram dominados diversas vezes, durante a Primeira Guerra Mundial foram controlados pela Nova Zelândia, até chegar a independência, em 1961, após a realização de um plebiscito.

4 – RELIGIOSIDADE

Em 2017 Samoa tornou-se o primeiro país do mundo declaradamente cristão. Para isso, foi feita uma emenda constitucional, determinando que "Samoa é fundada em Deus". O país deixou de ser um estado laico e se tornou um estado confessional cristão. Ainda assim, existe liberdade religiosa individual por lá, prevista também na constituição.

5 – ECONOMIA

A agricultura é o setor que mais emprega pessoas em Samoa. Praticamente dois terços dos habitantes, além de render 90% do dinheiro arrecadado com exportações. A pesca é outro segmento importante para a economia local, mas nos últimos anos a quantidade de peixes tem reduzido significativamente.

6 – FUTEBOL

A Seleção Samoana de Futebol representa o país no esporte mais popular do planeta. Faz parte da Confederação de Futebol da Oceania e até hoje fez pouquíssimos jogos oficiais. Estiveram na Copa das Nações da OFC em 2012 e 2016, terminando na última posição nas duas. Desmond Fa'aiuaso é o recordista de gols pela seleção, ele chegou a jogar em equipes da Nova Zelândia.

7 – SAMOA AMERICANA

Ao longo da história o território foi cobiçado e disputado por algumas nações europeias e também os Estados Unidos. A parte ocidental ficou com a Alemanha, enquanto o lado oriental se tornou Samoa Americana, controlada até hoje pelos norte-americanos. Samoa Americana tem uma área 10 vezes menor do que Samoa, ocupando principalmente a ilha Tutuila. A expectativa é de que no futuro formem um único país.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito