Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos

Muito petróleo, prédio mais alto do mundo e café antes das refeições marcam este país asiático
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 25/11/2018 - 10:00 Atualizado em 01/07/2019 - 11:28
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – PETRÓLEO

Os Emirados Árabes Unidos estão em 6º lugar no ranking mundial de países exportadores de petróleo. Assim, a economia é bem desenvolvida e a população conta com menos da metade de árabes, já que recebem muitas pessoas vindas da Índia, Paquistão e Filipinas. Mesmo com tanto petróleo, os Emirados Árabes foram um dos poucos que assinaram o Protocolo de Quioto, visando a redução de dióxido de carbono.

2 – DIVISÃO TERRITORIAL

O território é subdividido em sete partes, considerados emirados. Os mais importantes são Abu Dhabi e Dubai, que concentram a maior parte da população e riquezas. Inclusive Abu Dhabi possui 86,7% das terras do país. Os outros emirados são Ajman, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah e Umm al-Quwain.

3 – FUTEBOL

A seleção nacional disputou a Copa do Mundo de 1990, perdendo para Colômbia, Alemanha e Iugoslávia, o saldo foi de 11 gols sofridos e um marcado. O clube mais forte do país é o Al-Ain, seguido por Al-Wasl e Al-Ahli. O local recebeu as edições de 2009, 2010 e 2017 do Mundial de Clubes da Fifa, e sediará também em 2018.

4 – PRÉDIO MAIS ALTO

Dubai conta com a construção mais alta do mundo, o Burj Khalifa. Foi erguido entre 2004 e 2009, sendo inaugurado no ano seguinte. Ocupa uma área de 334 mil m², com 828 metros de altura no topo de sua antena e 160 andares. O orçamento total da obra é superior a 1,5 bilhão de dólares.

5 – ILHAS ARTIFICIAIS

Além do investimento no maior prédio do mundo, o país também construiu ilhas artificiais. A maior delas, Yas Island, custou 36 bilhões de dólares, abrigando um autódromo que recebe corridas de Fórmula 1 desde 2009. Tem também a Palm Jebel Ali e a Palm Jumeirah, projetadas em formato de palmeira. O investimento em turismo visa o futuro, quando o petróleo poderá chegar ao fim.

6 – CULINÁRIA

Os pratos locais são chamados de Emirati, difíceis de encontrar nos restaurantes. Tem em sua base peixes, carne e arroz, com itens doces no café da manhã. O café tradicional dos Emirados Árabes Unidos é bem fraco, semelhante a um chá, contando também com cardamomo e açafrão. Também é comum que a bebida seja servida antes das refeições.

7 – ANIMAL NACIONAL

O falcão-peregrino é considerado um dos símbolos dos Emirados Árabes. São utilizados há séculos para a caça no Oriente Médio e mais recentemente para o combate a pragas. São aliados dos donos de edifícios, que desejam evitar que pombos e outros pássaros construam ninhos nos prédios. Esse animal pode atingir mais de 320 km/h.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito