Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

7 curiosidades sobre o Peru

Terra dos Incas, bastante ouro e nada daquela ave bastante popular no Natal marcam este país americano
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 23/12/2018 - 11:00Atualizado em 28/12/2018 - 12:45
Uma das partes de Machu Picchu
Uma das partes de Machu Picchu

1 – INCAS

O Peru é considerado o maior herdeiro da antiga civilização Inca. A capital deste império era localizada na cidade que hoje tem o nome de Cusco. Originários das montanhas peruanas, eles se expandiram por quase toda a região dos Andes. Os Incas perderam força com a chegada dos espanhóis na América, por volta de 1.500.

2 – CULINÁRIA

A gastronomia do Peru é bem peculiar, envolvendo sabores de diferentes continentes. A cozinha moderna desse país conta com uma mistura que envolve culturas milenares, a adoção destas culturas e a geografia do território. Entre os principais pratos está o ceviche, que envolve fatias de peixe cru, com limão, pimenta e cebola, outra receita popular é o lomo saltado, uma comida que tem carnes flambadas na frigideira junto com tomates e cebolas, dá para comer ainda com arroz e batata frita.

Ceviche, um dos principais pratos do Peru


3 – OURO

O Peru é o sexto colocado no ranking mundial de produção de ouro. A mineração por lá aumentou cerca de 400% nos últimos dez anos. Geralmente este metal é encontrado no topo de montanhas, o que dificulta a sua retirada. Estima-se que exista 150 mil quilogramas do item no país.

4 – FUTEBOL

A Seleção Peruana disputou cinco edições da Copa do Mundo. Eles venceram duas vezes a Copa América, em 1939 e em 1975. Os times mais tradicionais do país são o Universitário e o Alianza Lima, até hoje nenhum time venceu a Libertadores, porém, em 2003, o pequeno Cienciano foi campeão da Copa Sul-Americana.

Seleção Peruana na Copa do Mundo de 2018


5 – MACHU PICCHU

Conhecida como Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu não foi descoberta pelos colonizadores espanhóis. Situada numa montanha de 2.400 metros de altura, só foi conhecida em 1911. Estima-se que apenas 30% da construção original foi preservada, o resto restaurado. O local é considerado um Patrimônio Mundial da Unesco.

6 – UNIVERSIDADE

A universidade mais antiga das Américas é localizada no Peru. Ela fica na capital, em Lima. A Universidade Nacional São Marcos foi fundada em 1551, por decreto do rei da Espanha, Carlos I. Um dos nomes ilustres que passou por lá é César Vallejo, considerado um dos principais poetas do século XX, depois ele até virou nome de time de futebol.

7 – ANIMAL NACIONAL

Se você pensou que o animal que representa este país é a ave de mesmo nome, está enganado. A lhama é considerada o animal símbolo do Peru, vivendo normalmente na Cordilheira dos Andes, é considerada calma, mas, quando irritada é melhor não chegar perto. A vicunha é outra espécie que representa o país, ela já esteve perto da extinção, devido ao elevado valor comercial de sua pelagem e agora tem um população de 100 mil vivendo por lá.