Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Panamá

Nascer e pôr do sol marcam este país americano
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 20/01/2019 - 10:00
O Canal do Panamá
O Canal do Panamá

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – SOL

O Panamá tem extensão de Leste a Oeste, assim é um dos poucos lugares do mundo onde é possível acompanhar o nascer do sol num oceano e acompanhar o pôr do sol em outro. Essa característica é comum em países da América Central, ideal para quem gosta de aventuras e desafios, como atravessar o país de carro e acompanhar o sol.

2 – CHAPÉU PANAMÁ

O chapéu panamá não é produzido no Panamá. Apesar do nome, a fabricação mais comum é no Equador. Acredita-se que recebeu essa nomenclatura porque o presidente dos Estados Unidos utilizou um deles durante uma visita ao Canal do Panamá. Ganhou mais fama com Santos Dumont e nas décadas seguintes com Michael Jackson. Aliás, Equador e Panamá estiveram juntos na Grã-Colômbia, país que existiu até 1831.

3 – IDIOMA

O idioma oficial do país é o espanhol, mas devido à grande presença de trabalhadores vindos da Jamaica, Barbados e Trinidad e Tobago, o inglês ganhou popularidade. Algumas palavras acabam mesclando os dois idiomas, formando uma espécie de "spanglish" ou “espanglês”. O Panamá foi colonizado por espanhóis, tendo ainda forte influência britânica e francesa.

4 – TERRITÓRIO

A República do Panamá fica numa faixa de terra localizada entre a América Central e a América do Sul, sendo cortada pelo famoso Canal do Panamá. A área total é de apenas 75.517 metros quadrados. Pouco mais de 4 milhões de pessoas habitam o país, que tem como capital a Cidade do Panamá.

5 – CANAL DO PANAMÁ

O Canal do Panamá é uma construção artificial com extensão de 77,1 km. Ele serve para ligar o Oceano Atlântico, por meio do Mar do Caribe ao Oceano Pacífico. Foi inaugurado em 1914, após 35 anos de construção, sendo ótimo para o comércio marítimo internacional. Desde 1999 é controlado exclusivamente pelo país.

6 – FUTEBOL

A Seleção Panamenha de Futebol disputou até hoje uma edição da Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. Os principais resultados do país na modalidade incluem o título da Copa das Nações da UNCAF, competição que reúne países da América Central e dois vice-campeonatos da Copa Ouro da CONCACAF, conquistados em 2005 e 2013.

7 – ANIMAIS LOCAIS

No Panamá é possível encontrar animais comuns na América do Norte e também na América do Sul. Existem grandes populações de bichos-preguiça, tamanduás e tatus, assim como onças, antas e cervos. Estimasse que na Floresta de San Lorenzo existem mais de 25 mil espécies de artrópodes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito