Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre o Haiti

Pequeno país da América Central disputou uma Copa do Mundo na história
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 05/01/2020 - 10:00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – TERREMOTO DE 2010

Em 2010 o país foi arrasado por um terremoto, que teve o epicentro a 25 quilômetros da capital haitiana, Porto Príncipe, com uma profundidade de 10 quilômetros. Aconteceu no dia 12 de janeiro. Quase duas semanas depois, a praia da vila piscatória foi atingida por tsunami, levando quatro pessoas arrastadas pelo mar.

2 – POBREZA

O Haiti é considerado o país mais pobre das Américas. Desde sempre sofreram com instabilidade política, o que dificulta para o avanço o crescimento da economia. Em 2010, o PIB teve uma queda de 5,3% devido ao terremoto. Praticamente 60% dos habitantes estão abaixo da linha da pobreza e 24% deles vivem em extrema pobreza.

3 – CANA-DE-AÇÚCAR

A cana-de-açúcar é um dos produtos mais populares do Haiti. Quem visita o país consegue encontrar com facilidade vendedores ambulantes pelas ruas. Já são vendidas descascadas, cortadas em palitos e até embaladas em saquinhos plásticos. Setembro é um dos meses mais propícios para as plantações.

4 – TERRITÓRIO

O território do Haiti é de 27.750 km², estando entre os menores da América Central, com um tamanho semelhante ao de El Salvador e Belize. Atualmente são 11,3 milhões de habitantes, sendo que a maioria é mulheres, representando 50,4% do total. Em 2019 foram quase 100 mil mortes no país.

5 – COSTUMES

Quem vai até a capital Porto Príncipe pode facilmente encontrar vendedores anunciando produtos como papel higiênico, bacias, galinhas, peixes e materiais de limpeza. Os haitianos são muito patriotas, muitos deles andam com bandeiras e demonstram o orgulho que sentem pelo fato do Haiti ter sido uma das primeiras colônias independentes do continente.

6 – FUTEBOL

O Haiti disputou uma Copa do Mundo na história, foi em 1974 e a sorte não foi nada generosa com o país, que esteve em um grupo com Argentina e Itália, além da Polônia. Até conseguiram marcar dois gols, nas seleções campeãs do mundo, mas levaram de 7 a 0 dos poloneses.

Em 2004 o Brasil venceu a seleção haitiana por 6 a 0, num duelo que ficou conhecido como Jogo da Paz. Ronaldinho Gaúcho marcou três vezes, Roger fez dois e Nilmar um. O Brasil teve em campo Júlio César, Belleti, Juan, Roque Júnior e Roberto Carlos; Gilberto Silva, Edu, Juninho Pernambucano, Roger e Ronaldinho Gaúcho; Ronaldo.

7 – GASTRONOMIA

A culinária haitiana é bem diversificada, com pratos focados em carne de porco, arroz, peixes e marisco. Um dos pratos mais populares é o griot, que é feito com carne de porco e o labí, que possui lagosta, arroz e yon yon entre os seus ingredientes.

Tags: haitianos

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito