Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Macedônia

Alexandre, o Grande, nasceu por lá e foi até Faraó do Egito
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 24/02/2019 - 10:00
Estátua de Alexandre, o Grande, na capital da Macedônia
Estátua de Alexandre, o Grande, na capital da Macedônia

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – INDEPENDÊNCIA

A Macedônia conta com saída para o mar, fazendo fronteiras com Sérvia, Bulgária, Grécia e Albânia. Durante alguns anos fez parte da Iugoslávia, conseguindo a independência no dia 17 de setembro de 1991. No início não conseguiram aprovação dos gregos, já que eles possuem uma província com esse mesmo nome, até por isso o país é chamado muitas vezes de Macedônia do Norte.

2 – CULINÁRIA

As influências gregas continuam até hoje na Macedônia e podem ser percebidas na culinária local. Eles misturam fortes temperos, com bastante destaque para batatas e berinjelas. Em relação a carnes, a de cordeiro é a principal. O cardápio conta ainda com uma diversidade de sopas.

3 – TERRITÓRIO

O território do país tem 25.713 km², contando com a capital Skopje. O clima que predomina é o mediterrâneo, chovendo até 1.700 mm por ano nas regiões montanhosas e 500 mm na parte oriental. A população não cresce muito, em 2017 era de 2,074 milhões, tendo aumentado menos de 40 mil pessoas em 11 anos. 

4 – ALEXANDRE DA MACEDÔNIA

O auge da Macedônia aconteceu durante os reinados de Filipe II e do seu filho, Alexandre III. Nessa época o território se tornou uma potência mundial e o rei passou a ser chamado de Alexandre, o Grande. Foi rei num período entre 336 a.C. e 323 a.C., além de se tornar Faraó do Egito e Rei da Pérsia. Morreu na Babilônia quando tinha 32 anos.

5 – ECONOMIA

Na Macedônia o setor agrícola tem bastante destaque, principalmente devido a produção de milho, tabaco, arroz, frutas e vinho. São grandes parceiros de Alemanha, Rússia, Itália e Reino Unido. A indústria é ligada ao chumbo, zinco, cobre e crômio. Em 2017 a renda per capita no país era US$ 5.442,61.

6 – FUTEBOL

O atacante Goran Pandev é o jogador que mais vestiu a camisa da Seleção Macedônia de Futebol, em 100 jogos, sendo também o que mais marcou gols, com 32.O time nacional jamais disputou a Copa do Mundo ou a Eurocopa. O maior time do país é o Vardar Skopje, que venceu a Prva Liga por dez vezes, embora o Gragjanski Skopje tenha conquistado 17 títulos ao longo da história do país.

Goran Pandev, que jogou na Internazionale


7 – RELIGIÃO

O segmento cristianismo ortodoxo oriental é o que possui mais seguidores na Macedônia, representando mais de 65% da população, aliás, existe uma religião chamada Igreja Ortodoxa da Macedônia. Em segundo lugar aparecem os muçulmanos, com cerca de 33% dos fiéis. Existem ainda judeus e outras ramificações do cristianismo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito