Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

5 mil mudas para reforçar o verde em Nova Veneza

Projeto já disponibilizou a distribuição de 3 mil mudas no município. Com isso, a meta aumentou
Por Giovana Bordignon Nova Veneza, SC, 05/04/2022 - 14:55
Foto: Willians Biehl / Fundave / Divulgação
Foto: Willians Biehl / Fundave / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Fundave (Fundação de Meio Ambiente de Nova Veneza) está doando 5 mil mudas de árvores nativas à população para preservar a área verde do município. Nesta segunda-feira (4), o presidente da Fundave, Juliano Dalmolin, contou mais sobre a iniciativa Restaura Veneza no programa Conexão Sul da Rádio Som Maior.

“O Restaura Veneza tem alguns objetivos, o principal é incentivar a população em geral e os proprietários de terras aqui do município a fazerem um plantio de vegetação nativa em suas áreas, em especial proteger esses recursos hídricos, quem tem nascentes de água na propriedade”, explicou o presidente.

Willians Biehl / Divulgação Fundave

Nos últimos dois anos o projeto já atingiu 3 mil mudas doadas. Agora o objetivo aumentou, a meta é bater 5 mil doações. “Temos a população que vem aqui na fundação buscar as mudas, mas agora estamos buscando proprietários que tem interesse nesse plantio pra que a gente ultrapasse as 5 mil mudas doadas e plantadas. Muitas vezes são pequenas áreas, mas esse é o nosso objetivo, se cada um que possa fazer um pequeno plantio, seja 10 mudas, vai estar contribuindo”, disse.

Willians Biehl / Divulgação Fundave

Plantio e monitoramento

Pensando em uma futura Nova Veneza verde e preservada, a fundação está investindo agora para colher bons resultados depois. As mudas são espécies nativas da Mata Atlântica e de grande diversidade vegetal, como ipê-amarelo, ipê-rosa, araçá e aroeira. Além de doar a muda, a equipe da Fundave também monitora o desenvolvimento do plantio.

“O proprietário tem uma área e o interesse de fazer o plantio, mas não sabe como fazer. Ele vem até a fundação, apresenta pra fundação, a equipe vai fazer a vistoria nessa área, fazer uma avaliação técnica, as recomendações e aí, vendo o potencial de recuperação, doamos as mudas nativas para o proprietário fazer o plantio e depois faz um acompanhamento técnico para que essa vegetação se desenvolva no local e cumpra a função dela de preservar a fauna e a flora”, esclareceu Juliano.

Willians Biehl / Divulgação Fundave

Confira a entrevista completa com o presidente da Fundave, Juliano Dalmolin, ao Programa Conexão Sul da Rádio Som Maoir:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito