Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

18ª Mostra EmCenaCatarina chega à Criciúma

Até novembro o projeto percorre 24 cidades, com mostras de artes cênicas, que contemplam apresentações de teatro e bate-papo com os artistas
Por Redação Criciúma - SC, 04/07/2018 - 16:33
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A segunda etapa da 18ª Mostra EmCenaCatarina acontece em Criciúma de 5 a 7 deste mês. Em cada município são três dias de consecutivos de programação, com apresentações gratuitas seguidas por bate-papo, em que os artistas compartilham um pouco da sua pesquisa e dialogam sobre as temáticas abordadas em cena, com a mediação  de um convidado em cada local.

Em Criciúma a abertura será com espetáculo “Visagem”, da Cia ContaCausos (de Chapecó). Nos outros dias se apresentarão os espetáculos que estão em turnê por todo o Estado: "Das Águas", da Cia Carona de Teatro (de Blumenau) e "Para Contar Estrelas", do Grupo Cirandela (de Criciúma). Confira a programação detalhada.

“Visagem” é o resultado do trabalho de pesquisa realizado pela Cia ContaCausos.  Em cena, asexperiências, causos, relatos, crenças, modos de vida e linguagem compiladas através de investigação e entrevistas com moradores no Oeste catarinense ganham vozes e imagens. De maneira poética, o espetáculo procura difundir e estimular o reconhecimento das expressões da cultura popular/oral cabocla do Sul do Brasil. A classificação etária é 14 anos.

No segundo dia de programação sobe ao palco o espetáculo dramático “Das Águas”, da Cia Carona, resultado da pesquisa promovida pelo grupo, tomando como ponto de partida uma hipotética situação onde “a chuva não para”. Qualquer semelhança com a realidade local, de tantas enchentes ao longo da história de Blumenau e região, é pura interdependência, já que todos os integrantes têm histórias a respeito desses dias de lama. Mas, não se resume a uma história local, é água que corre mundo afora. O espaço cênico onde “Das Águas” se desenrola é uma arena total, dispondo o espectador muito próximo deste afogamento. O espetáculo tem a duração de 65 minutos classificação indicativa para pessoas a partir de 12 anos.

O encerramento da mostra é com a peça “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela. Na trama, os "Guardadores de Tempo", são dois seres atemporais e imaginários, que viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. O espetáculo tem classificação indicativa livre e a duração de 45 minutos.

Programação em Criciúma:

quinta-feira (5),  às 20h, na Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira: "Visagem"
sexta-feira (6), às 20h, no Cine Teatro Itália do Bairro da Juventude: "Das Águas "
sábado (7), às 10h30, na Praça Nereu Ramos: "Para Contar Estrelas"

Tags: teatro sesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito