Com apenas duas rodadas restantes para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, a disputa pelas vagas no G-4 está eletrizante. O Coritiba, líder com 64 pontos, está virtualmente garantido na elite de 2026. O Coxa tem 99,99% de probabilidade de acesso, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A briga agora envolve Athletico-PR, Remo, Chapecoense, Criciúma, Goiás e Novorizontino, que disputam diretamente as três vagas restantes na Série A.
De acordo com os cálculos da UFMG, o acesso é matematicamente garantido com 65 pontos. Com 64 pontos, a chance já é de 99,96%; com 63, cai para 99,16%; e com 62, ainda há 87,8% de probabilidade. A partir de 61 pontos, o risco de ficar fora aumenta muito. A chance de subir é de apenas 44,8%.
Somente Coritiba, Athletico-PR e Remo ainda podem alcançar os 65 pontos, o que significa que ao menos uma equipe subirá com 64 pontos ou menos.
Na vice-liderança, o Athletico-PR soma 59 pontos, mesma pontuação do Remo, que aparece em terceiro. Ambos precisam de quatro pontos nas duas rodadas finais para praticamente carimbar o retorno à elite.
O Furacão leva vantagem nos critérios de desempate (17 vitórias contra 15 do Leão Azul), por isso, aparece com chances maiores de confirmar o acesso.
Logo atrás, Chapecoense, Criciúma e Goiás somam 58 pontos e seguem vivos na disputa. Como só podem chegar no máximo a 64 pontos, as três equipes precisam vencer os dois jogos restantes e torcer por tropeços dos rivais diretos.
A Chape ocupa o quarto lugar por ter mais vitórias (17), enquanto o Criciúma aparece em quinto (16 vitórias) e o Goiás em sexto, com o mesmo número de pontos, mas saldo de gols inferior.
Com 57 pontos e 14 vitórias, o Novorizontino ainda tem chances matemáticas, mas a situação é delicada. O time paulista precisa vencer as duas partidas e contar com uma combinação de resultados improvável para alcançar o G-4.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!