O Criciúma apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (17), o novo executivo de futebol, Thiago Gasparino. Ele chega ao clube com a missão de comandar o departamento em um cenário de readequação financeira para a temporada 2026. “Estou muito feliz e honrado de estar aqui representando este clube. Sabemos da grandeza do Criciúma, da responsabilidade e da força da nossa torcida. Temos uma grande missão para a temporada 2026”, afirmou.
Questionado sobre o orçamento mais enxuto para o próximo ano, o novo executivo reconheceu as limitações financeiras da Série B, mas ressaltou a importância de seguir rigorosamente o planejamento estabelecido. “Sabemos que esse é o cenário da Série B. Tudo aquilo que nos foi passado precisamos cumprir à risca, pela credibilidade e seriedade do clube. Vai ser um ano desafiador, mas teremos que ser criativos para encontrar soluções”, disse.
Segundo Gasparino, um dos principais trunfos do Criciúma para a próxima temporada será a manutenção da comissão técnica e de grande parte do elenco. “Acredito que o maior reforço do Criciúma para 2026 é a permanência da comissão técnica e de aproximadamente 80% do elenco de 2025”, destacou.
O executivo também detalhou seu perfil profissional, ressaltando que sua atuação vai além do mercado de transferências. “Costumo dizer que hoje reúno os três pilares da gestão do futebol: fui atleta por 15 anos e conheço o vestiário; tenho forte relação com o mercado; e atuo na área de gestão, que é fundamental para criar um ambiente tranquilo”, explicou.
Gasparino citou ainda experiências anteriores como gerente, executivo e até CEO de clubes, defendendo uma trajetória construída com responsabilidade. “Sempre procurei dar um passo de cada vez e entender os cenários em que estava inserido para chegar hoje a um clube do tamanho do Criciúma”, afirmou.
Ao comentar sua saída do Sport, o dirigente explicou o contexto vivido no clube pernambucano e destacou que o trabalho foi desenvolvido com foco no médio prazo. “Quando cheguei ao Sport, o clube tinha dois pontos na 13ª rodada. Era um cenário extremamente desafiador. O projeto já era pensando em 2026. Foi um grande aprendizado”, disse.
Sobre contratações, Gasparino afirmou que o mercado segue ativo tanto para chegadas quanto para possíveis saídas, mas evitou criar expectativas. “Não vamos falar de forma quantitativa para não gerar expectativa. O mercado está atento aos nossos atletas, mas também estamos atentos às oportunidades. Vão chegar mais jogadores”, comentou.
Por fim, o executivo reforçou que o trabalho será realizado em total alinhamento com o técnico Eduardo Baptista. “O Eduardo faz parte do processo do departamento de futebol. As ideias precisam ser compartilhadas o tempo todo para que possamos tomar as melhores decisões pensando no sucesso do clube”, concluiu.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!