Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Casais compartilham a vida e celebram o amor

Corações apaixonados comemoram o Dia dos Namorados neste domingo, 12 de junho
Geórgia Gava e Stefanie Machado Edição 10/06/2022
Primeiro casal: Mateus e Michael. Segundo casal: Emily e Deivid. Foto: Arquivo Pessoal
Primeiro casal: Mateus e Michael. Segundo casal: Emily e Deivid. Foto: Arquivo Pessoal

Quando menos se espera, aquela pessoa que faz o coração bater mais rápido aparece para mudar os rumos daquilo que já estava planejado. É assim que começam muitas histórias de amor. E esse encontro de duas almas apaixonadas será celebrado por milhares de casais neste domingo, 12 de junho, no Dia dos Namorados. 

Um desses casais é formado por Michael Martins e Mateus Michels. Juntos há quase seis anos, eles compartilham o amor e comemoram conquistas da empresa que construíram juntos. Mas, essa história começou há algum tempo, mais precisamente em fevereiro de 2016, no ensaio dos formandos da Unesc. Naquela data, Michael Martins, o Mond, estava se formando em Design pela universidade, e Mateus Michels concluia a graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Foto: Arquivo Pessoal

Logo, sentados lado a lado para o ensaio, uma identificação imediata foi evidente entre os grupos de amigos. “Eu lembro de ter visto o Mateus, era um dos únicos homens na arquitetura que estavam se formando. Achei bonito e tal, mas não pensei em nada além de achar ele bonito”, conta Mond.

Vida que segue. Meses após esse primeiro encontro, sem nada demais acontecer, Michael reencontra Mateus em um aplicativo de relacionamento, mas sem se dar conta de quem ele era. Mesmo assim, o ‘match’ deu certo. 

“Entrei direto no Instagram para conhecer. Comecei a rodar a tela, até que cheguei em um vídeo de formatura. Eu cliquei. Comecei a ver aquela formatura. Daqui a pouco eu vejo assim, mas essa é minha amiga. Vi mais um pouquinho: é a minha formatura! Vi a data 26 de fevereiro e mandei mensagem para ele”, relembra Mateus. A formatura dos dois foi o início de uma conversa que nunca mais parou. 

Ali, também foi o começo de uma história de amor. Algo que não estava nos planos de Michael até então. “Sempre acreditei que isso que eu vivo hoje não era para mim”, comenta. Mateus foi insistente e, aos poucos, o relacionamento foi evoluindo, até que se tornou oficial em setembro de 2016. Inicialmente, o arquiteto foi apresentado como um amigo para a família de Mond. 

Foto: Alan Vieira

“Minha mãe achava estranho um amigo dormindo sempre lá em casa. Mas para ela, era amigo. Eu não tinha esse diálogo ainda, mesmo com 31 anos, de falar abertamente com a minha família. Vivia uma vida dupla nesse sentido”, afirma. Uma inquietação cresceu em Michael e ele resolveu abrir o jogo com a mãe. 

“Como eu não sou muito também muito fácil de reconhecer essa parte sentimento, eu usei o Whatsapp. Eu, um dia no trabalho, assim: ‘mãe, tu sabe que o Mateus não é só um amigo né? Sabe que a gente tem algo a mais do que isso’. Ela disse que sim, que já sabia”, conta. Tudo certo, agora, a família já sabia sobre o relacionamento. Só que Mond esqueceu de contar esse pequeno detalhe para Mateus. 

No fim de semana seguinte, quando ele foi cumprimentar a mãe do namorado, uma surpresa. “Ela levantou do sofá e disse: tá, tu não vai dar um beijo na tua sogra? E ele não tinha falado para mim, eu fui pego de surpresa. Eu não sabia onde me enfiava, não sabia se me escondia debaixo do sofá ou só saia pela porta e ia embora”, brinca. 

A vida juntos, o trabalho e o amadurecimento

Para muitos casais, o momento de ‘juntar as escovas de dentes’ representa um grande passo de amadurecimento. Com Mateus e Mond foi exatamente assim. Enquanto o designer decidiu sair da casa da mãe, o arquiteto queria morar mais perto do trabalho. Então, Mond convidou o namorado para viverem juntos. 

Foto: Arquivo Pessoal

Como o relacionamento tinha menos de um ano, a ideia era dividir um apartamento como colegas de quarto. “Aí eu pensei: ‘acabei de colocar o fim no nosso relacionamento’. Porque morar junto é muito diferente, a gente se conhece a pouco tempo”, comenta Michael. Apesar de recente, essa decisão foi o impulso para que novos capítulos dessa história fossem escritos. 

Assim, eles passaram a viver a rotina um do outro e conhecer a fundo as qualidades e defeitos do parceiro. “Acredito que essa foi a época que a gente mais amadureceu em questão de relacionamento e de viver juntos”, destaca Mateus. 

No meio desse processo, Mond também vivia a insatisfação profissional. Mateus amava o que fazia, mas também queria novos desafios. “Eu estava estagnado, trabalhava há quase 10 anos no mesmo lugar e sabia que dali em diante não ia mais crescer. Eu precisava dar um jeito de me reposicionar na minha carreira”, salienta. 

Então, os dois começaram a trabalhar juntos em casa. Isso foi o pontapé inicial para o nascimento da Mondigital, a agência de marketing gerenciada pelo casal. O negócio, que começou no apartamento dos dois, cresceu, ganhou uma equipe e precisou de um novo espaço. Nesse mesmo tempo, Mateus também passou a ser sócio de um escritório de arquitetura e, então, as duas empresas foram transferidas para o mesmo local, em um estilo ‘collab’. 

Foto: Stefanie Machado/4oito

Hoje, cinco negócios funcionam neste espaço. “A grandeza de tudo o que a gente construiu foi o reflexo do nosso relacionamento. A maneira que a gente entendeu um ao outro refletiu em tudo o que construímos. É o que nos orgulha mais”, ressalta o arquiteto. 

Para Mond, o segredo dessa parceria é saber ceder para que seja possível o crescimento profissional e a realização de sonhos da vida pessoal. “Nem tudo foram flores. O fato de trabalhar junto, viver junto, estar junto, foi desafiador. A gente já passou por várias inquietudes no relacionamento, divergências de opinião. A gente não mudou quem a gente é, aprendemos a ter uma harmonia”, explica. 

Uma boa história de amor merece uma celebração à altura

Na virada do ano de 2018, Mateus resolveu fazer uma proposta surpresa em uma viagem que o casal fez para a Serra Catarinense. “Comprei a aliança e escondi. Bem na virada, quando estava todo mundo se abraçando e tal, e eu fiz a proposta. Ele não acreditou, achou que era brincadeira”, conta. 

Para Mond, que recebeu a proposta, o momento foi um mix de sentimentos. “Eu precisei vencer esse momento. Quando ele fez esse ato de pedir casamento, eu fiquei muito feliz. Só que estava muito preocupado porque enquanto ele me pedia em casamento, as nossas amigas estavam filmando com o celular. E eu fiquei pensando como seria o impacto disso se elas postassem nos stories”, relembra. “Tivemos que lidar com pessoas que tinham dúvidas sobre nós e isso fez a gente amadurecer muito”.

Foto: Arquivo Pessoal

Os questionamentos alheios o fizeram ressignificar o amor de uma forma positiva. Inclusive, a parceria dos dois tem inspirado outras histórias românticas. “Temos exemplos de outros casais que veem na gente algo que eles querem também. Aquilo que você tem se torna desejável, uma inspiração”, enfatiza Mateus. 
Agora, toda a trajetória do casal será celebrada em uma cerimônia especial programada para outubro deste ano. “Nosso foco do ano é o casamento. É muito importante para nós reunir as pessoas que fazem parte dessa história, que passaram pelo nosso caminho e celebrar isso”, conclui Mond. 

Quando o amor acontece...

Assim como muitos casais, Deivid Borges Paulino e Emily Daminelli, no início, não queriam se entregar um para o outro. Eles se conheceram no bar da faculdade, em Criciúma, durante o aniversário de uma amiga em comum. O que não sabiam era que a partir daquele instante, entre o desejo e o receio, eles construiriam, mais tarde, uma família. 

O primeiro encontro não evoluiu. Só seis meses depois, já no ano seguinte, eles se encontraram novamente, durante uma festa. “Em 2019, a coisa ficou mais intensa, ele até saiu do evento me carregando no colo porque eu não aguentava mais o salto. Foram umas 7h em pé, senão me engano. Um tempinho depois, o Deivid continuou me chamando pelas redes sociais, mas sempre tínhamos desencontros”, conta Emily. 

Foto: Arquivo Pessoal

O encontro dos dois saiu apenas em março de 2020, logo no início da pandemia. “Depois disso, começamos a nos ver uma vez por semana, depois duas, e eu me apaixonei. Sou sagitariana, mas molenga. Ele, aquariano, estava na ‘vibe’ da curtição. Fiquei com medo de me machucar, então, dei um gelo nele por um mês”, relembra. “Ela não queria mais ficar comigo”, comenta, rindo, Deivid.

Com o aparente desinteresse, o namorado precisou tomar uma atitude. “Eu vi que realmente gostava dela, então a chamei para conversar. Falei que, a partir dali, eu ficaria sério só com a Emily e ela comigo. Passaram dois ou três fins de semana, a gente combinou com um casal de amigos de ir para uma pousada na praia, ela estava de aniversário, daí eu fiz o pedido de namoro e, desde então, estamos juntos”, acrescenta.

“A gente já sabia o que queria, já pensava em casar. Fazíamos planos. Estávamos muito decididos e as coisas foram fluindo. Chegou o mês de março de 2022, saímos uma noite e ela me surpreendeu com o pedido de casamento. Claro que eu disse que sim. Desde então, começamos a morar juntos, construir uma vida a dois. Quatro dias depois, ela descobriu que estava grávida de três meses da nossa pequena Esther”, detalha Deivid. 

“Em fevereiro, eu pensei, por que não? Fui e comprei alianças. Eu sempre pedia ele em casamento brincando com o guardanapo enrolado nos dedos, só que, desta vez, eu enrolei o guardanapo e disse que tava feio, que eu tinha uma melhor, e mostrei para ele as alianças. Foi bem engraçado, mas não tinha como ser mais do nosso jeitinho”, enfatiza Emily. 

Foto: Arquivo Pessoal

E, neste ano, a data será ainda mais especial para os papais de primeira viagem. “Vamos comemorar esse Dia dos Namorados com o nosso pacotinho, que mais parece uma pipoca de tanto que se mexe. Vai ser mais emocionante do que nos outros que éramos só namorados. Eu acho que os casados também têm que comemorar. Como diz o Deivid para mim, os casados são eternos namorados”, frisa Emily. 

Foto: Arquivo Pessoal

“Para nós, foi tudo muito rápido, mas a gente sempre soube lidar, até porque, desde lá do início, quando saímos no aniversário, ela mesmo falou para a amiga que eu seria o marido dela. Hoje, a nossa pequena Esther está na barriguinha da mamãe e já trouxe um amor ainda maior para nós e para nossa família. Nós nos amamos”, completa Deivid. 

O casal, que em pouco tempo construiu uma família, agora, aguarda o fruto do seu amor. “O Deivid já é o melhor pai do mundo e se vira nos 30 para estar sempre presente nas consultas, exames e trabalhando duro para dar tudo do melhor para mim e para a Esther. Dia dos namorados são para os casados também, acho que até mais intenso porque você está ali todos os dias com a pessoa e superando diversos obstáculos, principalmente, para nós, que foi tudo muito rápido e intenso”, finaliza. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito