Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Podcasts

Andrigo Rodrigues | Estatísticas e Probabilidades (19/04/2018) / 18071

São diversos fatores que definem a probabilidade de um evento acontecer ou não. O matemático e professor da Unesc Andrigo Rodrigues participou do Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, falando sobre poker, acesso do Criciúma e também a chance de seres extraterrestres existirem. Muitas vezes não conseguimos identificar as aplicações no cotidiano, mas a matemática sempre está presente.

"A gente consegue fazer probabilidade quando sabemos fatores sobre os eventos", explicou Rodrigues. Os bacharelados em Matemática podem trabalhar em indústrias, em funções que envolvam números. "Não adianta o matemático ir para dentro de uma empresa e não ter dados para trabalhar", disse.

No futebol, ele afirmou que todas as equipes começam um campeonato com as mesmas chances de conquistarem o acesso, desconsiderando outros fatores como força da camisa ou do estádio. Com apenas uma rodada na Série B, Rodrigues não calculou a possibilidade do Criciúma subir.

A matemática também pode ser utilizada para jogos de estratégia que envolvam cartas. “Ter conhecimento sobre a matemática ajuda no poker, claro que existem muitos fatores, mas isso influência no desempenho. Não é um jogo de sorte ou azar, é um jogo de probabilidade”, garantiu.

A probabilidade de um evento sempre varia entre 0 e 1, na Mega-Sena, por exemplo, existem mais de 50 milhões de combinações envolvendo seus 60 números. A probabilidade também é muito utilizada na previsão do tempo e na política.