Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Podcasts

Dra Claudia Nandi e a Torcida do Flamengo (28/03/2018) / 18056

O futebol é o esporte mais popular do planeta e em ano de Copa do Mundo até quem não acompanha destina um tempinho para assistir aos jogos da Seleção. A paixão pelo Flamengo foi a tese de doutorado de Cláudia Nandi, no curso de Ciências da Linguagem. Ela participou do Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, falando sobre o trabalho e futebol.

Com o título FLAMENGO: CULTURA E LINGUAGEM DE UMA “NAÇÃO RUBRO- NEGRA”, a tese foi apresentada em 2014, na Unisul. Cláudia levou quase quatro anos para produzir o trabalho que tem aproximadamente 150 páginas. Conta com crônicas, torcedores, blogueiros flamenguistas e não flamenguistas, além de mais de 40 músicas.

“Mostra pelas características de nação, por autores, o que é nação. Eu observei se essas características tem relação com a torcida do Flamengo”, explicou a doutora. A equipe estudada é uma das mais populares do mundo, possuindo aproximadamente 33 milhões de torcedores.

Ela foi em apenas um jogo do Flamengo, isso após ter apresentado a tese. Durante o programa falou sobre as possibilidades que levaram a essa popularidade. “O Flamengo tem algumas hipóteses sobre sua popularidade, uma delas é o remo. Como eles treinavam na praia, aumentou a popularidade. Os jogos dos times do Rio de Janeiro também eram apresentados para todo o Brasil”, analisou.

Cláudia falou também sobre a construção de mitos no esporte, citando como exemplo o atacante Ronaldo Fenômeno. “O Ronaldo é um bom exemplo, por tudo o que ele passou antes da Copa, o perrengue na outra Copa, o joelho e tá ali ele de volta”, finalizou a doutora.