Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Zairo Casagrande destaca os benefícios do reconhecimento de bairros em Criciúma

Votação para a criação do bairro Centro acontece hoje
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 30/10/2017 - 16:49 Atualizado em 31/10/2017 - 12:19
(foto: Clara Floriano)
(foto: Clara Floriano)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O planejamento de um município depende entre outras coisas da organização por bairros. Em Criciúma, o Ministério do Planejamento e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não reconheciam diversos bairros, mas isso está mudando. Em outubro, 26 foram reconhecidos, através de projetos de lei do vereador Zairo Casagrande (PSD).

“São bairros historicamente reconhecidos, as pessoas não faziam ideia do reconhecimento legal. Um município se divide em distritos e bairros”, disse o vereador. 

Nesta segunda-feira (30), a Câmara de Vereadores irá votar a criação do bairro Centro, atualmente o local é reconhecido oficialmente como Bairro São José.

“Todo mundo referencia seu endereço na região como Centro, mas não está certo. Então precisamos fazer uma consulta, e para a votação o bispo Dom Inácio autorizou essa troca”, destacou.

Segundo dados do IBGE, 70 mil criciumenses não estão colocados na região correta do mapa. “Criciúma tinha 57 bairros, mas haviam 119 associações de moradores. Então tinha algo muito errado. O Pinheirinho, por exemplo, avança até o Paço Municipal, e ali sabemos que fica o Santa Barbara”, lembrou Casagrande.

De acordo com o vereador, a falta de registro dos bairros tornava uma confusão para identificar os locais com mais idosos, ou então lugares onde a segurança devia ser reforçada, gerando grandes distorções. Agora com os “novos bairros”, a economia local também será beneficiada.

“A iniciativa privada poderá se beneficiar disso. Nunca existiram esses dados por bairro, pois nunca existiram. O Ministério do Planejamento reconhecia 57 bairros em Criciúma”, completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito