Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Workshop de Turvo reúne cerca de 100 pessoas para debater o futuro da cidade

Encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (03/06), de forma virtual
Por Redação Turvo, SC, 04/06/2022 - 13:11
Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc
Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cerca de 100 pessoas, entre lideranças locais, servidores do município e comunidade em geral da cidade de Turvo participaram do Workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, na tarde desta sexta-feira (03/06), de forma virtual. O encontro, que contou com a mediação do facilitador Igor Drudi, seguiu a metodologia utilizada pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc para a escuta qualificada da comunidade acerca de desafios, potencialidades e sonhos para o município. Esse foi o primeiro encontro de discussões entre os munícipes, que podem participar também por meio de Consulta Pública, no link.

"É uma alegria estarmos aqui. Hoje é o dia para podermos entender um pouco mais como o município se vê para os próximos 10 anos, como vai se construir e se desenvolver. É preciso trazer o futuro para o presente e esse é o melhor momento para refletirmos e pensarmos no desenvolvimento. Acreditamos que precisamos estar juntos com as cidades para que sejam cada vez mais fortalecidas a partir das lideranças e pessoas que nela vivem", reforçou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

O prefeito Sandro Cirimbelli salientou a importância que a atividade vai trazer regionalmente. "Temos que pensar em conjunto e essa é a oportunidade para todos e para o desenvolvimento da nossa cidade e região. Nosso papel é incentivar a produtividade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa temática é muito importante, pois assim ouvimos a população", destacou o chefe do Poder Executivo, que participou do Workshop ao lado do secretariado e colaboradores da administração municipal, em uma das salas de debate. A cidade conta com pouco mais de 13 mil habitantes.

Eixos

Durante o encontro, os participantes foram convidados a uma primeira reflexão: quais as principais dificuldades e desafios que a cidade encontra, atualmente. Cada grupo teve 15 minutos para responder a pergunta feita pelo mediador.

Na sequência, eles debateram sobre as principais potencialidades (o que a região faz bem) do município para a região. E para terminar: quais são os seus sonhos para região (possíveis novas vocações para o município).

A coordenadora do Observatório da Unesc, Melissa Watanabe, falou ainda sobre as macrotendências mundiais e as cidades inteligentes que atuam de forma planejada, inclusiva, e em rede, trazendo inovação e integração. Já o professor Thiago Fabris trouxe informações sobre os indicadores de desenvolvimento municipal sustentável, de desenvolvimento humano, social, educacional, de mercado de trabalho e as exportações.

De acordo com Melissa, as diferentes visões dos moradores em torno de questões que envolvem os desafios, potencialidades e sonhos são fundamentais para a construção de um material que contemple a todos e faça jus ao que a própria cidade espera para seu futuro.

Saneamento básico; abertura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); mais médicos especialistas; ampliação do transporte público; energia renovável; escola técnica; instalação de áreas de lazer; mobilidade urbana; preparação de trânsito para tratores; capacitação de mão-de-obra, e valorização da cultura foram alguns dos pontos mencionados pelos moradores.

Conforme a professora Ana Paula Silva dos Santos, integrante da equipe da Universidade que comanda o Plano, a partir de agora todos os dados serão analisados de forma mais minuciosa e pontual. "O que percebemos dos moradores para os próximos 10 anos são ações voltadas ao turismo, saúde, energia, sustentabilidade, tecnologia e infraestrutura", exemplificou.

"Trabalharemos em uma espécie de funil, estreitando cada vez mais essas informações levantadas para partir para as definições de ações para que o planejamento seja exequível. Foi uma tarde intensa e de muita produtividade", complementou a professora Melissa.

Todo o trabalho desenvolvido pela Universidade, em parceria com o Sebrae/SC e Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc), é pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 Workshop

Já participaram do Workshop, os municípios de Jacinto Machado, Timbé do Sul, Balneário Gaivota, Meleiro, Arroio do Silva, Araranguá, Sombrio e Morro Grande.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc

1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito