A partir das 10h desta quinta-feira (24), estará disponível a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Este lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.
Pagamento será feito em 31 de julho
Ao todo, serão pagos R$ 10 bilhões em restituições, referentes a 7.219.048 contribuintes. A liberação do crédito será feita ao longo do dia 31 de julho.
Quem recebe neste lote?
Prioridade legal — R$ 557,7 milhões
Inclui 145.176 contribuintes:
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15.988 idosos acima de 80 anos
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83.575 contribuintes entre 60 e 79 anos
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11.298 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave
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35.315 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério
Outros contribuintes
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6.316.894 contribuintes que não têm prioridade legal, mas usaram:
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a declaração pré-preenchida, e/ou
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optaram por receber via PIX
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755.978 contribuintes não prioritários (fora dos grupos acima)
Como saber se você está no lote?
Para consultar se a sua restituição está disponível: Clique aqui para acessar a página "Meu Imposto de Renda"
Você pode fazer:
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Consulta simplificada ou
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Consulta completa, com o extrato de processamento no Portal e-CAC
Se encontrar pendências, é possível retificar a declaração e corrigir eventuais erros.
Aplicativo para consulta no celular
A Receita também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite:
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Consultar a liberação da restituição
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Verificar a situação do CPF
Atenção aos dados bancários
A restituição só será paga em conta de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados ou problema na conta:
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O pagamento não será efetuado
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Mas é possível fazer o reagendamento do crédito
Como reagendar o crédito
Você tem até 1 ano após a primeira tentativa para reagendar o pagamento. Para isso, acesse: Portal do Banco do Brasil: www.bb.com.br/irpf
Ou entre em contato com a Central de Relacionamento BB:
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Capitais: 4004-0001
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Outras localidades: 0800-729-0001
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Deficientes auditivos: 0800-729-0088
Será necessário informar:
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O valor da restituição
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O número do recibo da declaração
Depois, é só aguardar uma nova tentativa de crédito.
E se você perder o prazo de 1 ano?
Se a restituição não for resgatada nesse prazo, será preciso requerer novamente o valor pelo Portal e-CAC, acessando:
Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária"